EUZIANY TEODORO
DO REPÓRTER MT
O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e inovação de Mato Grosso, Nilton Borgato, presta depoimento na tarde de hoje (2) ao delegado federal Adair Gregório, sobre seu envolvimento no tráfico internacional de drogas desbaratado pela Operação Descobrimento, da Polícia Federal.
Segundo informações, o depoimento será tomado dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), onde Borgato está preso desde o dia 19 de abril, quando a operação foi deflagrada.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O delegado Adair Gregório, que já atuou na Polícia Federal em Cáceres, é responsável pelas investigações que se desenvolveram na Bahia, onde está lotado atualmente. Ele está em Cuiabá justamente para coletar o depoimento do ex-secretário.
O esquema
Borgato é apontado como parte do primeiro escalão da organização criminosa para tráfico de cocaína do Brasil a Portugal. Chamado de “Índio” dentro da quadrilha, atuava ao lado do lobista Rowles Guimarães e da doleira Nelma Kodama, também tidos como chefes do esquema.
Ele teria participado, segundo as investigações, de pelo menos seis remessas de drogas à Europa.
Borgato tinha a intenção de se candidatar a deputado federal nas eleições deste ano, pelo PSD, mas com a operação, os planos foram por água abaixo.
Saiba tudo sobre a Operação Descobrimento clicando aqui.
Operação Descobrimento
A quadrilha começou a ser investigada em fevereiro do ano passado, quando a Polícia Federal apreendeu mais de 500 kg de cocaína na aeronave de uma empresa privada de aviação em que Rowles Magalhães é sócio. O avião estava no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e tinha como destino a Europa.
Todos os alvos devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, evasão de divisas e formação de quadrilha.