RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT
Mato Grosso tem a maior taxa de feminicídio do Brasil, segundo o painel divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) referente ao ano de 2023.
O levantamento aponta que o índice desse tipo de crime no estado, para cada grupo de 100 mil habitantes, é de 1,26, enquanto a taxa média nacional é de 0,66 para o mesmo grupo de 100 mil habitantes. Isso significa que a taxa regional é 90.9% maior que a média de todo o País.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No ano passado, foram registrados 46 casos de feminicídio em Mato Grosso, que tem população de 3,6 milhões de pessoas. Thays Machado, Cristiane Tirloni, Eduarda Alexandra Dutra, Emily Bispo, Joicemara Baltazar de Moraes e Cleci Calvi Cardoso, são seis desse total de feminicídio, em 2023.
Os dados são compilados a partir das informações entregues pelos próprios estados e Distrito Federal ao MJSP.
Entre as cidades mato-grossenses, Cuiabá e Sorriso (420 km de distância) aparecem com cinco feminicídios cada. Um deles chamou atenção nacional, que foi a chacina envolvendo mãe e filhas, em Sorriso. Elas foram estupradas e mortas a facadas.
Leia mais: Pedreiro estuprou mãe e filhas quando ainda estavam agonizando após facadas
Sinop (500 km ao Norte) surge com três casos, seguida de Cotriguaçu, Juína e Querência, todas com dois registros em 2023.
Outros no ranking
Com população ainda menor (1,6 milhão de pessoas), Tocantins vem logo em seguida de Mato Grosso, apresentando taxa de 1,10 feminicídios por 100 mil habitantes. Mato Grosso do Sul surge em terceiro, com taxa de 1,07 e o Distrito Federal, em quarto, com taxa de 1,04.
Para se ter uma comparação, enquanto MT teve 46 feminicídios registrados em 2023, essas regiões tiveram, respectivamente, 18,31, 33 casos registrados.
Em todo o Brasil, foram registrados 1.422 casos de feminicídio, cerca de 4 por dia.
Pedro 02/02/2024
Os parlamentares federais de MT deveriam se envergonhar disso. Vão para Brasília fazer palhaçada, lobby, não se articulam em nada para alterar a legislação penal. Essa matança vai durar muito tempo, acreditem.
1 comentários