DA REDAÇÃO
A candidata à governadora de MT, Janete Riva (PSD), destacou sua experiência administrativa durante entrevista ao MTTV 1ª Edição, da TV Centro América (Globo), nesta terça-feira (16). Ela falou sobre sua passagem por cargos de direção e suas propostas para organizar a gestão do Estado.
"Tenho a maior experiência administrativa entre os candidatos a governador. Os cargos que exerci, além de me balizarem e darem um norte, serviram para ter uma noção do que é o governo do Estado, de como deve agir a governadora. Não podemos, por exemplo, ficar reféns de uma Secretaria de Fazenda que vive dando insegurança a nossos empresários e aos secretários, com tantos decretos mudando a política tributária do Estado", afirmou.
Janete foi secretária de Estado de Cultura, secretária de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa por duas gestões, coordenadora da Sala da Mulher e presidente do Instituto de Seguridade dos Servidores do Poder Legislativo. A candidata também lembrou que as denúncias que fez quando estava na administração da Secretaria de Cultura levaram à deflagração da Operação Alexandria, da Polícia Civil, que investiga fraudes e desvio de recursos públicos por meio de projetos culturais.
"Havia controle na Secretaria de Cultura, tanto que eu percebi a fraude e denunciei. Estávamos fazendo tomada de contas e chamou a minha atenção o número de projetos culturais que não tinham prestação de contas", disse. Na operação, vinte e duas pessoas foram presas, entre conselheiros culturais e servidores da Pasta.
A candidata rebateu os comentários de que teria assumido a campanha como "laranja" do marido, José Riva, após ele ter renunciado à disputa por não obter o registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Eu fui indicada pelos partidos que fazem parte da coligação. Riva será meu parceiro, como sempre foi. Vou ouvi-lo, como ele sempre me ouviu nas gestões dele, e como os ex-governadores Blairo Maggi e Dante de Oliveira o ouviam. Mas no meu governo, quem vai governar é o povo. Meu governo vai ouvir a população", afirmou.
Janete informou que seu plano de governo terá algumas alterações em relação ao plano inicialmente apresentado por José Riva, em função de sua visão como mãe e mulher. O novo plano terá maior foco em programas sociais, como o Bolsa Família Estadual. Janete, porém, não deu maiores detalhes sobre o projeto.