ANDRÉA HADDAD
O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), anunciou que vai encaminhar projeto à Câmara tão logo tomar posse para reestruturar pelo menos três setores. Além da fusão das secretarias de Cultura e Turismo e a de Trabalho e Desenvolvimento Econômico com a de Juventude, ele presente extinguir a pasta de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários e incorporar as ações na estrutura das secretarias de Cidades e de Desenvolvimento Urbano.
“O principal é a eficiência, que passa pela redução de custos, mas nosso foco é o aprimoramento das atividades afins. Não estamos retirando, mas agregando funções que podem reduzir gastos”, destacou.
Na avaliação do empresário e prefeito-eleito, o Desenvolvimento Urbano não pode estar dissociado do Meio Ambiente, assim como a regularização fundiária deve ficar sob a alçada da pasta de Cidades. “São assuntos relacionados e que não devem ser tratados por gestões distintas”. Mendes contratou a Fundação Dom Cabral para ajudar no levantamento das ações a serem implementadas.
Sobre o secretariado, Mendes disse que não abre mão das indicações técnicas, que, segundo ele, vão ser conciliadas com os interesses dos partidos do arco de alianças – PSB, PDT, PPS, PV e PR. “Vamos ouvir a base no momento necessário, colher sugestões, mas não abro mão do caráter técnico. É lógico que os aliados também vão nos ajudar na governabilidade, incluindo o PR”, destacou.