ANA ADÉLIA JÁCOMO
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), afirmou nesta quarta-feira (25) que o deputado federal e presidente regional da sigla, Valtenir Pereira, está deixando a legenda por não querer abrir mão dos cargos de pessoas indicadas por ele ocupam no Governo Federal.
O chefe do Executivo citou como exemplo o diretor de Implementação de Programas e de Gestão dos Fundos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila Ferreira, que seria indicado por Valtenir.
Nacional do PSB entregou todos os cargos à presidente Dilma Rousseff (PT) na semana passada porque o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, irá enfrentar a petista nas urnas no próximo ano.
Ocorre que Valtenir “abriu fogo” contra Mauro ao declarar que o cúpula municipal da sigla pretendia naufragar sua reeleição e destituí-lo da presidência. Leia AQUI.
“Conversa fiada, ele é o presidente do partido, foi eleito e homologado. Quem entende um pouquinho de política sabe que isso é conversa fiada dele. Valtenir está saindo do PSB e deveria, com clareza, dizer a verdade e não ficar arrumando justificativas para tentar se colocar como vítima e como coitadinho. Existem cargos federais que ele ocupa e ele não quer abrir mão desses cargos. É isso que ele deveria ter coragem de dizer à sociedade”, disparou Mauro Mendes.
LISTA DA DISCÓRDIA
Segundo Valtenir, Mauro, em companhia do ex-senador Antero Paes de Barros e da deputada estadual Luciane Bezerra, entregaram uma lista com nomes de pré-candidatos mato-grossenses à cúpula nacional sem antes passar pelo crivo da estadual. Essa teria sido a gota d’água nas relações já estremecidas. Mauro admitiu o encontro, mas partiu para o ataque e disse que, na verdade, o deputado não quer que o PSB cresça e teria tentado barrar novas filiações.
“Ele resistia e queria que o partido não crescesse. Nós trabalhamos para expandir o partido. Tenho conversado com muitas pessoas e dedico 15% do meu tempo para fazer um pouco de política. Tenho tentado ajudar o partido crescer e se preparar. Trazendo novos quadros, inclusive porque teremos um candidato à Presidência da República.
TROCA DE COMANDO
Valtenir ainda não anunciou oficialmente sua desfiliação, mas o ingresso no recém-criado PROS é tido como certo. Mauro afirmou que o PSB ainda não definiu quem assumirá o comando da legenda, mas endossou o nome da deputada Luciane.
“Certamente a deputada Luciane, assim como tantos outros dentro do partido, têm condições de assumir a presidência. Vamos conduzir isso de maneira democrática, ouvindo os prefeitos, respeitando o cidadão e falando a verdade. Não falando mentiras, inventando desculpas para as atitudes que nós temos que tomar.
“O Valtenir que responda pelos atos dele e eu respondo pelos meus. Eu nunca atribuí a ninguém algo que eu quisesse fazer. Ninguém que é sério precisa inventar desculpas para as atitudes que quer tomar. Vivemos em um país democrático, os partidos são plurais, cada um pode tomar o rumo que quer. Ninguém precisa inventar desculpa nenhuma para mudar de partido. Eu não sai acusando ninguém do PR quando vim para o PSB. Disse que foi uma decisão que eu quis tomar, pronto e acabou”, disparou o prefeito.