facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Janeiro de 2025
28 de Janeiro de 2025

18 de Outubro de 2012, 18h:09 - A | A

POLÍTICA / NA FRONTEIRA

Michel Temer e Silval acompanham Operação Ágata 6

A Operação Ágata 6, iniciada no dia 09 de outubro, é de responsabilidade do Ministério da Defesa, através da Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira

SECOM



O governador Silval Barbosa, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanharam a Operação Ágata 6, em Cáceres, na manhã desta quinta-feira (18.10). A comitiva conheceu as tecnologias disponíveis para as ações de segurança na fronteira e as principais ações cívico-sociais comandadas pelas forças armadas envolvidas na operação.

 

De acordo com o vice-presidente Michel Temer, o trabalho tem uma grande produtividade no combate ao crime. Ele destacou ainda a utilização de dois Veículos Aéreos não Tripulados (Vanti) no monitoramento da fronteira. “Esta operação tem o poder de inibir a criminalidade. O Vanti já esta sendo usado, inclusive para fiscalizar ilícitos ambientais”.

 

A comitiva participou ainda do descerramento da placa da Escola Estadual Ana Maria das Graças Souza Noronha, reformada com apoio das instituições envolvidas na Operação. Além do apoio na construção da escola, a Operação Ágata 6 também realizou 975 atendimentos médicos, 87 atendimentos odontológicos e palestras para a população da fronteira “Com o trabalho conjugado das forças armadas e demais instituições é que foi possível a realização de trabalhos sociais como estes”, afirmou Temer.

 

O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou o compromisso do Governo Federal na fiscalização das fronteiras. “Não temos os números finais, mas vimos apreensões de drogas em grandes quantidades, além de ações sociais importantes. As autoridades locais e a população pedem mais operações como estas. Estamos desenvolvendo tecnologias para evoluir no combate ao crime”, disse. 

 

A Operação Ágata 6, iniciada no dia 09 de outubro, é de responsabilidade do Ministério da Defesa, através da Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira em conjunto com outras forças federais e estaduais. O objetivo é combater delitos fronteiriços e ambientais na faixa de fronteira entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.

 

Ao final da visita 150 paraquedistas do 27º Batalhão de Paraquedistas do Rio de Janeiro realizaram uma apresentação de salto.

Comente esta notícia