facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

28 de Setembro de 2015, 23h:07 - A | A

POLÍTICA / CAIU

Prefeito de Leverger tem mandato cassado por sonegar informações

Ao todo foram 132 requerimentos que deixaram de ser respondidos por Valdir Ribeiro (PT)

PAULO COELHO
DA REPORTAGEM



O prefeito de Santo Antonio de Leverger, Valdir Ribeiro (PT), teve o mandato cassado por 10 dos 11 vereadores do município, na noite desta segunda-feira (28). Ribeiro, no entendimento dos parlamentares, omitiu informações à Câmara, que encaminhou à prefeitura mais de 130 requerimentos do início do ano passado até abril de 2015.

A falha, considerada gravíssima pela legislação, foi denunciada e se transformou em CPI no Parlamento, cujo desfecho tira o o petista do cargo.

"Apenas seguimos o Regimento Interno e o Decreto de Lei  201/67 que diz que o prefeito tem que responder e dar todas as informações requeridas pela Câmara Municipal", lembrou o vereador Vagner Belmiro (PSD).

Deve assumir a prefeitura nessa quinta-feir (01), o vice, Valdirzinho do Posto (PROS).

“Ele vinha escondendo as informações do legislativo já há um ano, por isso protocolei a denúncia na Câmara e foi acatada por unanimidade, os trâmites transcorreram normalmente, o prefeito teve a oportunidade do contraditório e de  ser ouvido, se defender e hoje (28) a Câmara colocou em votação e ele foi cassado”, apontou o vereador Adelmar Galio (PROS).

Valdir Ribeiro não esteve no legislativo na sessão dessa segunda-feira e não recorreu da decisão no prazo legal ( duas horas após a decisão).

O Decreto com a decisão deverá ser publicado no Diário Oficial até esta quinta-feira (30) e, após isso, em sessão extraordinária a Câmara dará posse ao vice.

Ainda segundo o vereador,a omissão do prefeito quanto às informações, foi prática comum na gestão do petista e uma prova disso foram os mandados de busca e apreensão feitos pela Delegacia Fazendária (Defaz), na prefeitura e na residência de Valdir Ribeiro, ocorridos no início de setembro.

O vereador Marcos Felipe (PDT) se absteve na votação. Ele foi secretário de Serviços Públicos  da administração de Ribeiro.

“É que eu voltei  à Câmara há poucos dias, mas na época desses requerimentos eu ainda não estava na Secretaria”, alegou Felipe, enfatizando que não omitiu a nenhum requerimento.

 

RepórterMT ligou várias vezes para o celular do prefeito Valdir Ribeiro, mas as ligações caíram direto na caixa-postal e não foram retornadas posteriormente. Ele não tem, na Câmara, nenhum líder.

O  presidente da Câmara  Franklin Silva (PSDB) também não atendeu às chamadas.

 O vice-prefeito Valdirzinho do Posto, alegou que deixará para se pronunciar sobre o caso, somente após a posse, quinta-feira.

Comente esta notícia

Prof wesley 29/09/2015

É com muito pesar que a gente lê uma notícia desta sobre Santo Antonio ou melhor sobre a política Santantoniense! é sempre a mesma coisa! junta-se cassa o prefeito, o prefeito recorre e volta ao cargo causando só embaraços onde só perde a população! gostaria de ouvir que Santo Antonio tem o MELHOR CARNAVAL DO CENTRO-OESTE, O 2º MAIOR FESTIVAL DE PESCA DO MUNDO só perdendo pra CÁCERES(objetivando o 1º lugar é claro, A MELHOR TEMPORADA DE PRAIA DE MATO GROSSO, FORTE AGRICULTURA FAMILIAR, CRESCE A PRODUÇÃO DE SOJA EM SANTO ANTONIO! talvez um dia!

positivo
0
negativo
0

1 comentários