VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO
Após levantamento realizado pela Prefeitura de Cuiabá, funcionários municipais temporários serão substituídos por concursados. A troca começará ainda neste ano e as secretarias de Saúde e a Educação serão as primeiras pastas a serem atingidas pela medida. Segundo o procurador-geral do município, Rogério Gallo, a redução dos servidores provisórios ocorre pelo fato de o contingente de concursados ser inferior ao número ideal.
De acordo com Gallo, 50% dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são concursados. “É uma percentagem muito baixa”, contou. O procurador também relatou que, na Educação, apenas 40% dos servidores foram selecionados por meio de certames. “Esse excesso de funcionários provisórios aponta que o município está em estado de emergência”.
Gallo, porém, disse que a decisão não extinguirá os cargos provisórios. “O nosso objetivo não é acabar com os servidores temporários, mas reduzir a quantidade deles no município”. Os concursados tomarão posse de seus cargos à medida que os contratos temporários forem encerrados. 1,1 mil professores e outros 200 servidores da Saúde, todos provindos de certame, foram nomeados este mês e deverão tomar posse dos seus cargos em 30 dias.
A percentagem ideal de concursados, temporários e o prazo que a meta levará para ser atingida, serão alguns dos pontos a serem discutidos nesta terça-feira (29), em uma reunião entre a Prefeitura de Cuiabá e o MPE. Durante o encontro, o Ministério Público pode aceitar, ou não, a proposta do prefeito Mauro Mendes (PSB).