O republicano Wellington Fagundes (PR) é o candidato mais votado de Mato Grosso para uma das oito vagas da Câmara Federal, com 141.266 dos votos válidos. A diferença entre ele e o segundo colocado, também deputado federal, Homero Pereira (PR), é de 31.418 votos.
Além de Wellington e Homero, encabeçam os oito primeiros da lista, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e hoje ocupam cadeira na Câmara dos Deputados, Valtenir Pereira (PSB) e Carlos Bezerra (PMDB). Os números correspondem à apuração de 97,08% dos votos.
O PT ficou com uma vaga no Legislativo Federal, com a eleição de Ságuas Moraes, ex-secretário de Educação da gestão Blairo Maggi. Serys Slhessarenko, que ao final deste ano conclui os oito anos de mandato de senadora, apesar de votação expressiva, ficou fora pelo coeficiente eleitoral.
O ex-governador, ex-prefeito de Várzea Grande, ex-senador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Campos (DEM), também desponta e deve ser conduzido à cadeira, assim como o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (PSDB).
Confira a lista dos 8 mais votados:
WELLINGTON FAGUNDES (PR) - 141.266
HOMERO PEREIRA (PR) - 109.848
VALTENIR (PSB) - 99.970
CARLOS BEZERRA (PMDB) - 87.069
SÁGUAS (PT) - 85.564
SERYS (PT) - 76.532
JÚLIO CAMPOS (DEM) - 71.423
NILSON LEITÃO (PSDB) - 68.400
Abaixo os eleitos pelo coeficiente eleitoral:
WELLINGTON FAGUNDES (PR)
HOMERO PEREIRA (PR)
CARLOS BEZERRA (PMDB)
SÁGUAS MORAES (PT)
JÚLIO CAMPOS (DEM)
NILSON LEITÃO (PSDB)
ELIENE LIMA (PP)
VALTENIR PEREIRA (PSB)