KARINE ARRUDA
DO REPÓRTEMT
Com certa frequência, estampam o noticiário casos de crimes brutais praticados por menores de idade e a maioria desses casos está vinculada a facções criminosas. Essa realidade traz à tona uma debate antigo: a redução da maioridade penal, defendida por uns e combatida por outros.
Entre os defensores da redução estão os agentes de segurança pública como o delegado Frederico Murta, titular da Gerência de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil de Mato Grosso, que lida diariamente com a bandidagem precoce e defende uma mudança na legislação brasileira para que esses menores passem a cumprir uma pena mais severa.
“A gente vê, cada vez mais, indivíduos menores tomando frente da execução de crimes de alta gravidade por conta da legislação ser extremamente branda com relação ao menor. Ele não fica preso no país. Ele não tem uma pena suficiente. Nisso, eu te pergunto: se ele tem idade para votar, por que ele não pode ser preso? Eu acho que passou da hora já disso ser revisto”, afirma o delegado.
Confira:
Assista a entrevista completa: