facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

14 de Dezembro de 2013, 07h:03 - A | A

OBRAS DA COPA / PONTE JÚLIO MULLER

Ligação com VG é interditada totalmente neste fim de semana pelo Consórcio VLT

O Consórcio está realizando a adequação das vias que receberão os veículos desviados da avenida da FEB

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



O Consórcio VLT vai realizar a interdição total da Ponte Júlio Muller, no sentido Várzea Grande – Cuiabá. A nova interferência inicia neste final de semana (14 e 15 de dezembro) e segue por tempo indeterminado, até a conclusão das obras. O sentido contrário não sofrerá mudança.

De acordo com o Consórcio VLT, a estrutura, que receberá as adequações, será usada para implantação da via permanente do VLT e a nova, para trânsito de veículos, no sentido Várzea Grande-Cuiabá. O reforço da ponte e a construção de uma nova (à jusante) sobre o rio Cuiabá fazem parte do pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Enquanto as obras de reforço são realizadas, os motoristas que se deslocam da região da Avenida da FEB para Cuiabá terão que usar as pontes Sérgio Motta, Mário Andreazza e Maria Elisa Bocaiúva, mais conhecida como Ponte Nova. Para tanto, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande promove adequações no trânsito ao longo da FEB, para garantir a mobilidade dos veículos e pedestres.

O Consórcio está realizando a adequação das vias que receberão os veículos desviados da avenida da FEB. Entre as intervenções executadas estão cortes no canteiro central para permitir o retorno dos veículos e implantação de semáforos. Algumas conversões na via ficarão proibidas.

ROTAS ALTERNATIVAS

Como alternativa o Consórcio VLT sugeriu algumas ruas alternativas. Confira:

Para quem está na FEB ou nos bairros Cristo Rei e Manga, por exemplo, e quer ir para Cuiabá, foi realizado um corte no canteiro central, logo após o viaduto Dom Orlando Chaves/FEB, que permitirá a conversão à esquerda para acesso às ruas Sarita Baracat e do Lambari, direcionando o tráfego para a Ponte Nova e Avenida Miguel Sutil.

Desse ponto, o motorista poderá acessar a Avenida Beira Rio, as ruas Barão de Melgaço e Dom Luiz de Castro seguindo em direção as regiões do seu interesse.

O segundo corte foi realizado no canteiro central da Avenida da FEB, no entroncamento com a av. Dom Orlando Chaves. Os motoristas que vêm da av. Dom Orlando para entrar na FEB poderão cruzar a avenida, também para acessar as ruas Sarita Baracat, do Lambari, e o restante da rota.

Quem trafega pela Alameda Júlio Muller, paralela ao rio Cuiabá – sentido FEB – terá que virar à esquerda na FEB e seguir a rota sugerida, ou fazer o inverso, seguindo rumo à ponte Sérgio Motta. O acesso à ponte Júlio Müller, nesse ponto, também será bloqueado. Além dos veículos comuns, o transporte coletivo também fará o percurso sugerido.

ANDAMENTO DAS OBRAS

As obras da nova ponte começaram em junho. Ela terá cerca de 350 metros e será usada para o tráfego de veículos. A fundação (tubulões) já foi concluída e começou a ser feita a concretagem dos pilares, que totalizam 20. Desse total, até 23 de novembro, 90% já estavam prontos. Os dois encontros atingem 100% de conclusão. Também tiveram início as atividades de montagem das formas, ferragens e concretagem das vigas travessas, para posterior lançamento das vigas pré-moldadas.

Até novembro, considerando apenas a parte estrutural (infraestrutura ou fundação, 100%; mesoestrutura, 84,1%; e superestrutura, que ainda será iniciada), o status da obra aponta para 58,7% de conclusão. Após o lançamento das vigas outras etapas serão iniciadas como execução da laje, pavimento, guarda-rodas, guarda-corpo e outras atividades relacionadas ao acabamento, como sinalização horizontal e vertical, pintura e iluminação.

Comente esta notícia