APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
O deputado federal Abílio Brunini (PL) assumiu formalmente nesta sexta-feira (06) a presidência do diretório municipal do Partido Liberal em Cuiabá. Em evento que contou com a presença do presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, Abílio deixou claro que não haverá espaço no partido para aliados do atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB).
A fala parece ser um recado para o vereador Chico 2000 (PL), que integra a base do prefeito na Câmara Municipal e se colocou como pré-candidato a prefeito, mesmo a Executiva Nacional do PL já tendo deixado claro sua preferência por Abílio.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O PL está sob nova direção e não vai ter nenhuma ligação com Emanuel. Nós vamos recomendar a todos os filiados do partido que não estejam com Emanuel, nenhuma ligação. Quem quiser permanecer com Emanuel está convidado a sair do partido. Quem quiser ficar no partido que entenda: esse é um partido que não tem nenhuma ligação com Emanuel Pinheiro e nem a atual gestão”, disse Abílio aos jornalistas.
“Na verdade, se tiver um pé aqui e um pé fora, já está fora”, acrescentou.
Climão
Os jornalistas questionaram o deputado federal sobre a ausência de Chico 2000 no evento, mas o presidente estadual da legenda, Ananias Martins tomou a palavra para explicar que o partido convidou todos os filiados e que se Chico não compareceu foi por decisão pessoal.
“Primeiro que o PL não trata com deselegância e desrespeito nenhum dos seus filiados. E ele foi devidamente convidado para participar do diretório, como também participar da cerimônia de hoje. (Não estar na cerimônia é) Decisão pessoal dele. E decisão pessoal a gente não discute. (...) Nós temos uma certeza, o PL deve virar o ano com uma bancada de cinco deputados estaduais. Então isso não é fruto de quem desrespeita compromissos e isso é fruto de quem respeita compromissos e dá a sinalização de que lado quer caminhar”, disse.
Nessa quinta-feira (05), Chico 2000 já tinha adiantado à imprensa que não estaria presente no evento do partido. Apesar da clara preferência dos caciques do PL por Abílio, o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá disse que não arreda o pé da candidatura.
"O candidato do PL hoje escolhido, antes das convenções, é o Abílio. Eu tenho a intenção, continuo com ela e só vou desistir dela quando efetivamente não for mais possível qualquer outro caminho", disse Chico.