facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Janeiro de 2025
05 de Janeiro de 2025

03 de Janeiro de 2025, 15h:34 - A | A

PODERES / CALOTE MILIONÁRIO

Emanuel deixou dívida de R$ 40 milhões com empresa de coleta de lixo; nova gestão vai quitar

Terceirizada aceitou promessa de pagamento feito pela nova administração da Capital.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Durante a reunião com o prefeito Abilio Brunini (PL), na manhã desta sexta-feira (3), a diretoria da Locar Saneamento Ambiental LTDA, empresa responsável pela coleta do lixo na Capital, cobrou o pagamento de uma dívida de R$ 40 milhões que não foram pagos durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Abilio se comprometeu a pagar a dívida, desde que o serviço seja restabelecido até este sábado (04). Em caso de descumprimento, a Prefeitura poderá suspender o contrato ou realizar uma nova licitação.

O motivo é que, mesmo com essa dívida, a empresa aceitou prorrogar o contrato de prestação de serviços há menos de 30 dias, por um período de mais um ano, de modo que Abilio cobrou que a coleta precisa ser regularizada.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Não vamos admitir irregularidades na prestação da coleta na capital. Nosso compromisso é com a população, não com CNPJs. Se a situação persistir, tomaremos medidas mais duras”, disse o prefeito.

Além de Abilio, participaram do encontro o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira; o secretário de Governo, Ananias Filho; do presidente da Locar Saneamento Ambiental LTDA, Carlos Buarque; e do gerente operacional da terceirizada, Osiris Gatti. A reunião chegou ao fim com o compromisso de que os repasses serão realizados regularmente, conforme previsto em contrato.

Além disso, até o final do dia a Locar deverá entregar um planejamento detalhado para solucionar os problemas na coleta de lixo. Entre as ações exigidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta e o fornecimento de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, que monitoram em tempo real as rotas realizadas.

Atualmente, Cuiabá gera cerca de 400 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central da cidade é responsável por 70 toneladas desse volume.

Comente esta notícia

Adriana 03/01/2025

Pergunto: É a taxa do lixo que está sendo cobrada? Foi para o paletó também? E os vereadores? O povo: ????

positivo
0
negativo
0

1 comentários