facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Setembro de 2024
07 de Setembro de 2024

10 de Dezembro de 2022, 14h:20 - A | A

PODERES / AL AGUARDA PROPOSTA

Janaina prevê ‘tranquilidade’ na aprovação do Fethab 2: "Produtores estão vendo resultado"

O projeto de lei visa renovar o Fundo Estadual de Transporte e Habitação.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) previu nesta quarta-feira (07), que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deve ser "unânime" na aprovação do Projeto de Lei que visa renovar o Fundo Estadual de Transporte e Habitação, o Fethab II.

“Eu acho que é pacífico essa aprovação”, afirmou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A legislação que regulamenta o fundo vence em dezembro. Por isso, o Executivo deverá encaminhar ao Legislativo um novo projeto para instituir o fundo nos próximos anos.

Os parlamentares deverão apreciar o texto até o dia 31 de dezembro, para que o Estado não perca receita no próximo ano.

Para o Executivo, a continuidade da contribuição é necessária para garantir investimentos em obras estruturantes, auxiliando na escoação de grãos por meio de rodovias.

Janaina explicou que os produtores de Mato Grosso têm visto a aplicação do recurso. O Governo tem investido pesado na melhoria de estradas, fundamental para escoamento de grãos e produtos.

“Quem hoje vai tirar do estado R$ 2 bilhões e meio? Num Estado que está em franco desenvolvimento principalmente investindo em estrada. Hoje a maioria dos produtores já veem o reflexo do Fethab como não viam antes, então acho que é pacifica essa aprovação”, declarou.

A expectativa é que a PL do Fethab 2 seja enviada na próxima semana. A informação é que a taxa deverá igual ao do ano anterior. Vale lembrar, que no ano de 2021, o Governo do Estado arrecadou R$ 2,077 bilhões com o Fethab Commodities.

“Só se alguém não quiser que o Estado faça a arrecadação, aí eu acho muito difícil. Mesmo a oposição e a base, todo mundo vota de forma unânime”, completou.

Comente esta notícia