facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Outubro de 2024
05 de Outubro de 2024

25 de Maio de 2023, 09h:18 - A | A

PODERES / PROPOSTA PETISTA

Mauro diz que MT vai ser o super perdedor com Reforma Tributária: “Não vamos concordar”

Mauro Mendes defendeu que projeções do governo petistas sejam revistas.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União) defendeu ajustes na proposta de Reforma Tributária apresentada aos governadores em encontro nessa quarta-feira (24), em Brasília. Segundo Mendes, Mato Grosso, que nos últimos dez anos foi um o estado que teve o maior crescimento do ICMS no país, graças ao impulso do agronegócio, seria um dos mais prejudicados conforme as projeções que estão norteando o Governo Federal.

“No caso de Mato Grosso, nos últimos dez anos, foi o estado que mais cresceu arrecadação de ICMS. Porque? Porque nós somos o estado do agro, o agro está crescendo muito, nós fizemos um duro ajuste fiscal, então se olharmos os 27 estados Mato Grosso nos últimos dez anos foi o que mais cresceu a arrecadação. Quando a gente pega a projeção do Appy, dados oficiais que eles estão trabalhando para 20 a 40 anos, numa projeção de médio e longo prazo, nós vamos ver lá que Mato Grosso é o pior estado que está crescendo”, disse o governador, se referindo às projeções do economista Bernard Appy, um dos responsáveis pelos estudos que fundamentam o projeto da nova reforma tributária, durante entrevisa ao Jornal da MAnhã da Jovem Pan.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Ora, como é que eu posso concordar com isso? Como é que a minha bancada do Estado de Mato Grosso pode concordar com isso? Eu disse 'Appy, nós temos que mudar', porque lá nessa mesma proposta têm cinco estados que são super ganhadores e têm cinco estados que são super perdedores. O Distrito Federal, por exemplo, vai crescer em 40 anos a sua arrecadação, pelas projeções dele, mais de 300%, enquanto Mato Grosso que hoje é o que mais cresce passará a ser o estado que menos cresce. Vai crescer 104%. Falei para ele: ‘esse modelo está capturando algo errado. Tem algo errado, nós estamos no agronegócio, aquilo que provavelmente nos próximos anos... a demanda mundial por alimentos, existe muita coisa que nos coloca nessa rota’”, acrescentou o governador, em entrevista para a rede Jovem Pan.

Mauro Mendes recordou que a Constituição Federal determina que é dever do Estado Brasileiro promover ações e políticas visando combater as desigualdades sociais e regionais. “Não tem como deixar de reconhecer que o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste brasileiros têm uma infraestrutura, têm uma condição de vida para as pessoas diferente e ainda menor do que têm as regiões Sul e Sudeste do nosso país”, disse o governador.

Segundo Mauro Mendes, apesar de não ter um texto pronto para ser encaminhado ao Congresso, o Governo Federal já trabalha com aprovação da reforma na Câmara ainda em junho, antes do recesso parlamentar. O texto ainda precisaria ser discutido no Senado, para então seguir para sanção presidencial.

“Neste momento nós estamos na expectativa de ter um texto. O que nós temos são ideias que estão sendo debatidas”, reforçou Mauro.

Comente esta notícia

Hildeson Rodrigues Moreira 25/05/2023

É verdade mas o povo quis assistir.

positivo
0
negativo
0

1 comentários