facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Janeiro de 2025
09 de Janeiro de 2025

08 de Janeiro de 2025, 13h:32 - A | A

PODERES / PAGAMENTO AINDA EM JANEIRO

Max Russi defende que RGA recomponha a inflação de 2024: "É um direito do servidor"

A proposta é de 4,1%, mas os servidores reclamam que a inflação foi de quase 5% no último ano, o que justificaria um aumento maior.

APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O deputado estadual Max Russi (PSB), que assume a presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro, disse, nesta quarta-feira (08), que é favorável que o Governo do Estado pague o maior RGA possível aos servidores públicos.

“Eu defendo que o RGA seja o maior possível para o nosso servidor. Aquilo que o governo tiver capacidade de pagar, quanto mais, melhor. É lógico que o governo vai defender e eu defendo que no mínimo seja a recomposição da inflação, esse é o mínimo. Se for além disso, é muito bom”, disse.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Recomposição Geral Anual (RGA) é um direito constitucional dos servidores públicos que tem como objetivo promover a recomposição das perdas financeiras provocadas pela inflação e a desvalorização da moeda.

Os parlamentares buscam um entendimento com o Executivo sobre o valor que será pago. A proposta é de 4,1%, mas os servidores reclamam que a inflação foi de quase 5% no último ano, o que justificaria um aumento maior.

A expectativa é que o valor final seja enviado ao Legislativo até o dia 10 de janeiro, quando poderá ser votado. Conforme Max Russi, uma sessão extraordinária deverá ser convocada para decidir a respeito do tema.

“Até o dia 10 vai ter esse índice. Parece que o deputado Botelho vai fazer outra sessão ainda este ano em virtude desse projeto”, disse.

Max disse, por fim, que acredita que vai ser cumprido o prazo para que o valor seja pago já no salário de janeiro.

“É um direito do nosso servidor, aconteceu isso nos anos anteriores e se a Assembleia precisar convocar uma sessão extraordinária para que possa ser feita essa sessão e aprovado o RGA, todos os deputados estarão presentes, vão concordar e irão votar”, afirmou.

Comente esta notícia