facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Fevereiro de 2025
19 de Fevereiro de 2025

15 de Fevereiro de 2025, 14h:09 - A | A

PODERES / SEM EFICÁCIA

Perri: "Não é o endurecimento de penas que diminui a criminalidade"

A opinião de Perri vai de encontro o posicionamento do governador Mauro Mendes, que defende a necessidade de mudança na legislação.

FERNANDA ESCOUTO
DAFFINY DELGADO



O desembargador Orlando Perri afirmou, nesta sexta-feira (7), que o endurecimento de penas não reduz a criminalidade. Para o magistrado, é a impunidade que fomenta a violência.

Eu particularmente sou defensor de que o que combate à criminalidade, o que reduz a criminalidade, é a aplicação da pena, é a punição. Basta ver que, no Brasil, de cada 10 homicídios, apenas três são desvendados. Então, é a impunidade que fomenta a criminalidade”, disse Perri.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O magistrado destacou que há estudos em psicologia social que mostram que penas mais moderadas têm mais eficácia do que penas mais severas.

Não é o endurecimento de penas que vai diminuir a criminalidade, muito pelo contrário. Os nossos legisladores muitas vezes fazem leis, como se fazem salsichas. Então, é preciso conhecer a natureza humana, um pouco de psicologia social para entender que não é o endurecimento das penas que vai diminuir a criminalidade. É a certeza da punição”, completou.

A opinião de Perri vai de encontro o posicionamento do governador Mauro Mendes, que defende a necessidade de mudança na legislação. Segundo Mauro, a criminalidade aumenta, pois as leis no Brasil são frouxas.

No último dia 7, durante a posse do novo chefe do Ministério Público Estadual, Rodrigo Fonseca, o governador voltou a criticar as leis do país que, na visão dele, não são firmes o suficiente para fazer frente ao avanço do crime organizado.

Leia mais: Mauro diz que facções dominam pelo medo: “Queimam corpos e arrancam corações”

Comente esta notícia

Osvaldo 16/02/2025

Falou o dono da razao o deus do judiciario, esse verme sanguessuga do judiciario, joga contra a populacao honesta, quer legislar igual o cabeca de ovo....enquanto essa escoria nao aposentar teremos muitos desafios, pois sabemos em qual lado ele.joga...

positivo
0
negativo
0

Brasil 16/02/2025

Brasil precisa mas de leis brandas, pois realmente leis severas não resolverá nada nesse país. Se fosse em outro país ai sim acredito que resolveria, como no país da Indonésia.

positivo
0
negativo
0

Roberto 15/02/2025

É nada, leva pra casa e cuida se tá com dó, prende todo dia, condena, mas ninguém fica preso, leis frouxas, precisa penas mais duras sim

positivo
1
negativo
1

3 comentários