VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) analisou o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos como uma boa notícia para o mundo. Ele acredita que a vitória do republicano pode significar a solução para os conflitos internacionais.
“Para o mundo, nesse momento, é uma boa notícia o retorno do Trump pelo seu perfil, pelo seu comportamento e por esses conflitos todos mundo a fora. Me parece que ele tem mais coragem e disposição para se posicionar e colocar essa potência que é os Estados Unidos da América mais como pacificador e menos como financiador de guerras”, disse Pivetta à imprensa nesta quarta-feira (06).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Trump foi anunciado oficialmente como o novo presidente dos EUA na manhã dessa quarta, após conquistar 276 delegados no colégio eleitoral. Ele derrotou a atual vice-presidente do país Kamala Harris e vai ocupar novamente a Casa Branca pelos próximos quatro anos.
Para Pivetta, o perfil do republicano pode refletir também na economia global e no câmbio, já que existe a tendência de valorização do dólar perante as demais moedas do mundo. No entanto, o governador em exercício acredita que a alta da moeda americana, que chegou a R$ 5,86 após a vitória de Trump, é uma situação passageira. “O dólar deve se valorizar perante as outras moedas, mas nada do que já não aconteceu no passado e nada que não se ajuste ao longo do tempo”, ponderou.
Questionado se o resultado das eleições nos Estados Unidos pode interferir no agronegócio em Mato Grosso, Pivetta minimizou a possibilidade e demonstrou toda sua confiança na eficiência produtiva do estado.
“A agricultura lá nos Estados Unidos só funciona por causa dos subsídios que o governo lá dá aos produtores. A nossa só funciona, e funciona, porque o nosso produtor é eficiente, a natureza nos dá essa condição e Mato Grosso é número 1 em eficiência produtiva. Então, nós não remos preocupação em relação a isso”, concluiu.