APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
A presidente da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Gisela Cardoso, se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, nessa quarta-feira (10) e entregou pessoalmente a lista sêxtupla dos advogados que vão concorrer a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.
“Diante da importância e do significado deste momento, além do protocolo on-line, fizemos questão de entregar, pessoalmente, a Lista Sêxtupla da OAB-MT. A primeira paritária da nossa história”, disse Gisela.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme a assessoria da OAB-MT, a lista já havia sido protocolada virtualmente em 20 de dezembro, logo após a sessão extraordinária do Conselho Pleno da entidade, em que foram eleitos os candidatos.
A presidente do TJ destacou em sua fala, a importância da lista paritária, isto é, com quantidade igual de candidatos homens e candidatas mulheres.
LEIA MAIS - OAB-MT define advogados que vão concorrer a vaga de desembargador do TJ; veja os nomes
“A OAB-MT está de parabéns pela forma como conduziu todo o processo e faz história com a lista paritária. É muito importante para fortalecimento da política afirmativa”, afirmou.
É a primeira vez que a relação da OAB de Mato Grosso conta com o instrumento da paridade. De acordo com a presidente da entidade, o objetivo era incentivar a participação feminina que, historicamente, é reduzida nas Cortes de Justiça brasileiras.
“A paridade é importante, mas temos certeza de que todos os candidatos e candidatas têm as melhores condições para bem representar a advocacia, contribuindo e fortalecendo o sistema de Justiça”, acrescentou.
Participaram do encontro ainda o vice-presidente da OAB-MT José Carlos Guimarães Júnior e o diretor-tesoureiro Helmut Daltro.
Lista Sêxtupla
Em votação realizada no último dia 20 de dezembro, a OAB definiu os seis nomes que concorrem ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, representando a advocacia.
Os escolhidos pelos 40 conselheiros votantes da OAB-MT foram: Hélio Nishiyama (36 votos); Flaviano Taques (30 votos); Abel Sguarezi (28 votos); Juliana Zafino (39 votos); Dinara Arruda (38 votos) e Glaucia Amaral (35 votos).
Os nomes dos advogados serão enviados ao TJ, que escolherá apenas três deles, formando uma Lista Tríplice. Esta última é enviada ao governador Mauro Mendes (União Brasil), que vai nomear o escolhido.