facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024

08 de Outubro de 2024, 13h:36 - A | A

PODERES / ELEIÇÃO NO JUDICIÁRIO

TJ define presidente e forma lista tríplice para novo desembargador na quinta-feira

Sessão reunirá todos os desembargadores e definirá rumos da corte no próximo biênio.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se reunirá nesta quinta-feira (10) para eleger os novos presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça da Corte. Na ocasião, também será definida a lista tríplice do Ministério Público que será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União), que é quem escolhe o próximo desembargador. 

A vaga para o quinto constitucional foi aberta em razão da aposentadoria do desembargador Paulo da Cunha, que se despediu no dia 30 de agosto, após 22 anos na Corte. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A sessão pública ocorrerá a partir das 13h30 e contará com transmissão pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube.

Para a presidência da Corte, se candidataram os desembargadores Gilberto Giraldelli e José Zuquim Nogueira. Houve uma tentativa de convencer um dos dois para que fosse lançada uma candidatura única, o que demonstraria unidade no Judiciário após o afastamento dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, sob a acusação de integrarem um suposto esquema de venda de sentenças.

LEIA MAIS - Giraldelli e Zuquim ensaiam candidaturas à presidência do Tribunal de Justiça

Duas desembargadoras se candidataram para a vice-presidência. São elas: Serly Marcondes Alves e Nilza Maria Possas de Carvalho. Já para a Corregedoria-Geral de Justiça, a disputa tem mais nomes: Rui Ramos Ribeiro, Mário Roberto Kono de Oliveira, José Luiz Leite Lindote e Antônia Siqueira Gonçalves.

A sessão solene de posse dos eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro, mas o início efetivo do exercício dos cargos somente em 1º de janeiro.

LEIA MAIS - Conselho do MP define lista sêxtupla de candidatos ao TJ

Os desembargadores também vão analisar a lista sêxtupla do Ministério Público e formar uma nova lista, com três nomes, que enviada ao gabinete do governador. É Mauro Mendes quem escolhe o novo integrante da Corte.

Os seis promotores na disputa são: Wesley Sanchez Lacerda, tido como favorito; Eunice Helena Rodrigues de Barros; Lindinalva Correia Rodrigues; Sasenazy Soares Rocha Daufenback; Wesley Sanchez Lacerda; Valnice Silva dos Santos; e Ana Luíza Peterlini de Souza.

Comente esta notícia