facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

28 de Dezembro de 2022, 07h:00 - A | A

PODERES / PACOTÃO DA MALDADE

Vereador diz que terrenos em Cuiabá podem ter aumento de 1000% em IPTU

DO REPÓRTER MT



O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) afirmou na manhã desta terça-feira (27), que terrenos sem edificação em Cuiabá poderão ter um aumento de até 1000% no IPTU se a Câmara Municipal aprovar a atualização da Planta de Valores Genérica.

A proposta do Executivo Municipal, está em tramitação na Câmara. A expectativa é que ela entre em pauta para ser aprovada ou rejeitada, ainda nesta quarta-feira (27). A sessão deve começar às 9h.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais: Vereadores adiam votação de aumento do IPTU e taxa do lixo

"É um erro, é o maior aumento da história do IPTU em Cuiabá a onde diversos lugares vão aumentar 50%, 100% e alguns lugares até 300%. Em outros lugares onde só se tem o terreno, sem edificação, o aumento pode chegar até 1000%. Como nós vamos fazer uma coisa dessas? Não tem como. Acabamos de ver ai profissionais tanto da educação quanto da saúde que não receberam seus salários e quando a resposta que a Câmara vai dar? Votar a favor do aumento do IPTU pra quem nem recebeu salário, nem décimo terceiro até agora. Isso é uma injustiça", declarou vereador.

Após muito debate e quebra pau nos bastidores, os vereadores de Cuiabá adiaram a sessão em que votariam o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a criação da chamada “taxa do lixo” na Capital.

Os dois projetos são de iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. Para o IPTU, o prefeito Emanuel Pinheiro alega que a planta genérica de imóveis está defasada e precisa atualizá-la. No entanto, independente do nome, o fato é que o imposto pode subir até 500% em alguns bairros.

 

Comente esta notícia

Benedito da costa 28/12/2022

Desde 2015 o valor da planta genérica disfarçadamente tem aumento anual corrigido modelo INPC. É aplicado somente o índice e sempre o valor do metro quadrado vai tá o mesmo porém só te ele o índice do INPC que vem no valor do imposto. O correto seria o congelamento do valor venal e aplicar sobre o valor do imposto o índice oficial. Ademais existe uma decisão do STF que existe 2 valor venal: o de cobrar o imposto sempre abaixo do valor de mercado e o valor real de marcado pra fins do ITBI. Portanto já existe esse aumento todos os anos embora que disfarçadamente ou embutida no valor do imposto cobrado.

positivo
0
negativo
0

1 comentários