facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

26 de Fevereiro de 2025, 13h:13 - A | A

PODERES / COMBATE AO BULLYING

VÍDEO - Abilio vai colocar câmeras dentro das salas de aula nas escolas municipais de Cuiabá

A decisão foi anunciada após ganhar repercussão na mídia o caso de um adolescente de 12 anos que foi espancado por colegas na Escola Estadual Antônio Epaminondas no último dia 12.

KARINE ARRUDA
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O prefeito Abilio Brunini (PL) vai colocar câmeras de segurança dentro das salas de aula das escolas municipais de Cuiabá. A medida foi anunciada nessa terça-feira (25) como forma de monitorar, acompanhar e promover segurança aos estudantes da Capital.

A decisão foi comunicada após ganhar repercussão na mídia o caso de um adolescente de 12 anos que foi espancado por colegas na Escola Estadual Antônio Epaminondas no dia 12 deste mês. Ainda segundo a apuração policial, a vítima é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivo pelo qual, possivelmente, ela teria sido vítima das agressões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“No município de Cuiabá, nós vamos instalar câmeras em todas as escolas. Já estão instalados em algumas, mas além das áreas comuns, nós vamos colocar câmeras também dentro das salas de aulas para monitorarmos todos os comportamentos”, garantiu Abilio.

O caso da agressão do aluno com autismo só veio à tona agora porque a família do menino teve acesso a um vídeo gravado pelos próprios agressores, dentro do banheiro da unidade de ensino. O garoto contou para a mãe que vinha sendo perseguido desde o ano passado por um colega que o chama de “louco” em razão do autismo.

Leia mais - Vídeo mostra aluno autista sendo espancado em banheiro de escola em Cuiabá

Por conta disso e de outros casos de violência registrados no município, Abilio decidiu expandir a segurança nos ambientes escolares, ampliando o alcance das câmeras para dentro das salas de aula e não só nos ambientes compartilhados. O prefeito defende que essa seja uma forma de acabar com o bullying nas escolas.

“Todas as medidas de combate ao bullying a gente tem feito. Todos os coordenadores, secretários e diretores das escolas já têm um conhecimento amplo sobre isso. Não é a primeira vez que a gente enfrenta uma situação como essa”, contou.

Vale ressaltar que, segundo o chefe do Executivo municipal, as câmeras não serão de acesso público, ou seja, o monitoramento ficará sob responsabilidade da prefeitura para que as crianças não sejam expostas na internet ou em qualquer outro lugar.

“Elas são câmeras para monitoramento, acompanhamento, segurança e também para proteção daquela criança que está lá”, concluiu Abilio.

Veja vídeo:

Comente esta notícia