facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

26 de Janeiro de 2012, 15h:04 - A | A

POLÍTICA / SEGURA PRA NÃO CAIR

Governo redefine Fan Park na Acrimat e contraria versão de Eder

O governador Silval Barbosa (PMDB) desmentiu o secretário Eder Moraes e disse que o projeto inicial será mantido

THIAGO ITACARAMBY



Está definido, o Fifa Fan Fest, será mantido na região do Porto, no parque da Acrimat, assim como previa o projeto inicial da Secretaria da Copa (Secopa). O governo voltou atrás após divulgação do próprio Executivo estadual de que uma nova área na região do CPA iria receber a estrutura da Fifa. A confirmação foi oficializada nesta quinta-feira (26) durante o 2º Workshop sobre Fan Fest realizado em Recife.

A obra é considerada a segunda mais importante instalação do Mundial, depois do estádio (Arena Pantanal). O antigo espaço que havia sido divulgado trata-se de área nas proximidades do Memorial ao Papa João Paulo II, no bairro Morada do Ouro. O governo afirma que o local no CPA servirá como palco alternativo na exibição dos jogos.

Segundo informações da assessoria da Secopa, o governo esteve reunido nesta manhã com a associação de moradores do Porto e grupos culturais de Cuiabá. No encontro foi apresentado às instalações previstas e a revitalização na região. A intenção é integrar o Fan Park, o Porto e o rio Cuiabá.

Em dezembro passado, técnicos da entidade estiveram no parque da Acrimat, para conhecer em detalhes o que seria a sede do futuro complexo.
 

Mais um desgaste para o governo e para Eder Moraes, provando que, quando o assunto é Copa, MT está sem rumo. Veja o disse Eder, em artigo publicado ontem, em alguns veículos de comunicação, menos este, claro. 

 

 

Fan Fest: Cuiabá ganha duas vezes

O Governo do Estado de Mato Grosso presenteia Cuiabá com dois grandes espaços para eventos. O primeiro fica na região do Porto, onde hoje se localiza o Parque de Exposições Jonas Pinheiro. 

Nesse local, aproveitando parte da estrutura existente, será construída a Arena Cuiabana, um espaço para abrigar diversos eventos do calendário cultural mato-grossense, como o Carnaval, o festival de Siriri e Cururu, o festival de Rasqueado, entre outras atividades.

O Estado viabilizou uma nova área para a implantação do novo Parque de Exposições na Grande Coxipó, cujos investimentos serão iniciados a partir do segundo semestre de 2012. Portanto, ainda, neste ano, a exposição agropecuária será realizada no Porto, motivo pelo qual não se deu inicio às transformações naquela região.

Estes aportes em infraestrutura integram o grande projeto de revitalização não só da área do Porto, mas de toda a região que prospera nas duas margens do rio Cuiabá. Ali estão planejados investimentos do Estado no prolongamento da Avenida Beira Rio, ao longo de dez quilômetros, até a Avenida Antártica. 

Outros cinco quilômetros adentrando a área urbana, permitirão a ligação desta avenida ao entroncamento das rodovias que levam a Chapada dos Guimarães e ao distrito da Guia.  

Paralela a essa grande avenida, a nova Beira-Rio, nasce a duplicação e extensão da Estrada da Guarita. Estas duas novas avenidas serão os novos cartões postais de Cuiabá e Várzea Grande, colocando as cidades-irmãs num novo conceito de desenvolvimento, agora de frente para o rio Cuiabá. Já se preveem grandes investimentos privados nesses trechos, com empreendimentos comerciais, turísticos e residenciais. 

Todos os investimentos previstos pelo Governo do Estado para a região do Porto estão mantidos. 

O segundo grande espaço, que receberá a Fifa Fan Fest, decorre de investimentos privados com pouca participação do Estado, uma vez que a maior parte das instalações necessárias para a Copa será feita pelos patrocinadores oficiais. 

E a mudança ainda atenderá a população da Grande Morada da Serra (CPA I , II , III e IV), Morada do Ouro, Bela Vista, Alvorada, Canjica, Terra Nova, Paiaguás, Planalto, Carumbé, Novo Horizonte, Pedregal, Jardim Leblon, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Dr. Fábio, Primeiro de Março, Novo Mato Grosso, Três Barras e tantos outros bairros.

Portanto, não há que se falar em perda, prejuízos, abdicação de deveres e direitos ou equívocos. 

A principal preocupação do governador Silval Barbosa, que norteia todo o planejamento das ações e preparativos para a Copa, é deixar legados perenes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. 

As transformações que ocorrerão em nossas cidades terão a marca do social atrelada ao desenvolvimento econômico. Por isso, afirmo: Cuiabá ganha duas vezes.

EDER MORAES é secretário extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014.

Comente esta notícia