facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

03 de Dezembro de 2015, 15h:14 - A | A

POLÍTICA / NOVO PSD

Sem Riva e Janaína, partido oficializa apoio ao governo Taques; Fávaro pede lealdade

Como era de se esperar, a deputada Janaina Riva, filha do ex-parlamentar, não compareceu ao encontro. Ela é umas das principais vozes da oposição na Assembleia, mas acabou ficando isolada com a chegada de Fávaro

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O partido Social Democrático (PSD) realizou o primeiro encontro dos prefeitos e vice-prefeitos de 2015, sem seu principal fundador no estado, o ex-deputado estadual José Riva sem partido – preso na desde 14 de outubro por suposto desvio de dinheiro no período em que comandou a Assembleia Legislativa.  O ato político ocorreu na noite desta quarta-feira (02) e representa para os militantes um novo momento para sigla que agora é comandada pelo vice-governador do Estado Carlos Fávaro.

A partir de agora, os sociais democratas se firmam oficialmente como apoiadores do governo Pedro Taques (PSDB), por isso o no presidente da legenda, Carlos Fávaro, lembrou que há 11 meses era difícil imaginar o PSD na base governista e que isso só foi possível pelo projeto definido junto com o governador. Fávaro destacou também que o presidente nacional do PSD e ministro de Cidades, Gilberto Kassab, deixou claro ao fazer o convite, que a executiva estadual teria autonomia para tomar as decisões.

O vice-governador de Mato Grosso afirmou ainda que não quer pegar somente o resquício de uma era que ficou para o passado da sigla e que foi muito bem recebido pelos sociais democratas, porém pediu lealdade e que as críticas fiquem dentro de casa, ou seja, fora do conhecimento público. “Essa relação não será marcada pelo preconceito, mas sim pela lealdade que tenho ao governador. Estamos abertos às críticas e sugestões em relação ao governo, mas quem é da base aliada deve fazer isso dentro de casa. Quem quiser criticar na imprensa deve fazer isso como oposição, porque esse espaço é para a oposição. Peço para que os membros que quiserem fazer parte desta transformação não olhem a política que ficou para trás. Olhem daqui para frente”. 

“Essa relação não será marcada pelo preconceito, mas sim pela lealdade que tenho ao governador. Estamos abertos às críticas e sugestões em relação ao governo, mas quem é da base aliada deve fazer isso dentro de casa", afirmou Fávaro.

O governador Pedro Taques esteve no encontro para parabenizar o trabalho realizado pelo novo presidente do PSD, Carlos Fávaro. Ele reforçou que estará junto com os prefeitos e deputados para construir um palanque forte para o processo eleitoral do ano que vem. O governador reconheceu que algumas dificuldades poderão ser encontradas em alguns municípios, mas que irá conversar para que elas sejam superadas, caso a caso.

“A nossa administração está aberta para que possamos melhorar o nosso Estado”, afirmou. “Precisamos fortalecer os partidos e nós estaremos construindo um novo grupo político em Mato Grosso”, completou.

O governador reconheceu que algumas dificuldades poderão ser encontradas em alguns municípios, mas que irá conversar para que elas sejam superadas, caso a caso. “A nossa administração está aberta para que possamos melhorar o nosso Estado”, afirmou. 

Já o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, destacou a forma democrática com que Fávaro tem conduzido o partido, se mantendo aberto ao diálogo e dando oportunidade para que todas as lideranças participem das decisões. “Conseguimos nos últimos três meses aproximar os prefeitos com o governo. Ganhamos prefeitos pela liderança do Fávaro e por estarmos na base do governo”.

O secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que acompanhou o governador no encontro e destacou que é uma satisfação receber o PSD no governo. Ele afirma que os caminhos tomados por Fávaro para a formação do novo grupo político. “A articulação, paciência, humildade e, principalmente, a transparência com que o vice-governador conduziu esse processo”.

O encontro que reuniu mais de 100 lideranças políticas entre prefeitos, vice-prefeitos, os deputados estaduais do PSD: Pedro Satélite, José Domingos Fraga e Gilmar Fabris e os suplentes de deputados, Ailton Rondina e o Meraldo Sá. Também prestigiaram o evento os secretários de Estado: Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico; Marco Marrafon, de Planejamento; Eduardo Chiletto, de Cidades; e a adjunta de Relações Políticas, Paolla Reis

Como era de se esperar, a deputada Janaina Riva, filha do ex-parlamentar, não compareceu ao encontro. Ela conseguiu na Justiça Eleitoral, a autorização para mudar de partido. Ela é umas das principais vozes da oposição na Assembleia, mas acabou ficando isolada com a chegada de Fávaro ao comando da sigla que mudou de lado e virou situação.(Com assessoria).

Comente esta notícia