MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Após os assassinatos que ocorreram nesta semana e a sensação de insegurança gerada pelos crimes, o governador Silval Barbosa (PMDB) declarou à imprensa, nesta quarta-feira (26), que o Estado vai endurecer no reforço de ações de segurança, e ressaltando a prisão do suspeito de ter assassinado um policial e uma jovem, em uma tentativa de assalto, em uma Casa de Câmbio, fez questão de ressaltar que as Polícias Militar e Civil, não têm se omitido.
“O Estado está jogando firme. Houve esse episódio em Várzea Grande. Infelizmente, essa semana também em uma tentativa de assalto assassinaram uma moça, um policial, mas a Polícia agiu e prendeu o homicida. Então, a Polícia tá atenta”, frisou.
Ainda de acordo com Silval, na manhã desta quarta ele teve uma reunião com o secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, para definir um plano de ação.
“Bem cedo tive uma reunião com o Bustamante e pedi para ele intensificar onde estão os pontos mais críticos. Intensificar as operações porque certamente queremos dar tranquilidade para a sociedade”, relatou.
Sobre o fatos da morte de dois policiais em apenas uma semana, ter sido divulgada até pela imprensa europeia, o governador disse que é natural que os casos causem essa comoção já que se trata de oficiais, um inclusive em serviço. E aproveitou para afirmar que a Segurança dará as respostas em ações.
“Infelizmente quando um cidadão morre em pleno trabalho. Um cidadão que dá segurança para a sociedade tem essa repercussão. Nós lamentamos pelas perdas, mas a polícia está agindo, está elucidando todos os crimes. Nesse caso agiu rápido, já prendeu quem cometeu esse crime, dando resposta”, frisou.
REFORÇO PARA COPA
Para a realização da Copa do Mundo que começa já no mês de junho, o governador garante que já foi ‘providenciado’ o reforço policial.
“Para a Copa já temos um novo concurso, em que os policiais já estão em fase de treinamento. O pessoal está passando nas fases de testes do curso e na Copa já estarão nas ruas mais de 1.200 efetivos”, garantiu.
DOIS POLICIAIS ASSASSINADOS
O major da Polícia Militar, Claudemir Gaspareto, de 52 anos, foi assassinado em uma ‘emboscada’ no dia 18 de fevereiro, no bairro Planalto Ipiranga, em Várzea Grande.
O major teve o carro, um Voyage, interceptado por três pessoas, quando saia da garagem de sua residência, além de uma Eco Sport vermelha, que colidiu levemente na traseira do seu veículo. Em seguida dois bandidos desceram e efetuaram quatro disparos contra o carro do major, sendo que dois atingiram a vítima. Na sequência, os bandidos fugiram e a vítima foi socorrida pelos familiares que o levaram até o Pronto Socorro de Várzea Grande, onde foi a óbito.
Nesta segunda-feira (24) o policial Danilo César do 10º Batalhão, estava na Casa de Câmbio Rápido, na Avenida Getúlio Vargas, quando em uma tentativa de assalto foi morto com um tiro na região do coração.
CHACINA EM VÁRZEA GRANDE
Na noite do dia 21 de fevereiro, cinco jovens foram assassinados com vários tiros e outros três foram baleados no ‘Bar e Mercearia Bom Jesus’, localizado na Rua 178, do bairro São Mateus, em Várzea Grande.
Ao RepórterMT, um policial militar do 4º Batalhão, afirmou Anderson José Leite da Silva, Gonçalo Vaz de Campos, Douglas Campos Fernandes, Jean de Assunção Pedroso, Sebastião Carlos Pinho estavam bebendo no bar, quando um veículo cinza parou na frente do estabelecimento e quatro homens encapuzados saíram do carro fortemente armados com revólveres e escopetas calibre 12. Eles renderam os jovens e os mandaram ficar de frente para a parede e os executaram, explicou.