KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Status, bens materiais, viagens e festas são algumas das aquisições proporcionadas pelo dinheiro e muitas delas estão relacionadas a um determinado padrão de vida, já que na sociedade atual o sucesso costuma ser medido pelo saldo bancário ou pelos objetos conquistados. Porém, você sabia que é possível ser rico sem ter uma conta transbordando de dinheiro ou sem ter que condenar outras áreas da sua vida para alcançar o tão famoso sucesso financeiro?
Sim, é possível. Segundo a terapeuta e psicanalista Adriana Bender, o dinheiro, apesar de ser um facilitador, não deve ser o único parâmetro para uma vida próspera, já que para tê-lo, as vezes, é preciso se “submeter a uma vida pobre em afeto, pobre em tempo de qualidade e pobre em contatos verdadeiros", ou seja, uma vida rica em dinheiro também pode ser pobre emocionalmente.
Nesse sentido, Bender explica que a chave para uma vida verdadeiramente rica está no equilíbrio: construir uma vida de sucesso que não sacrifique áreas essenciais como família, relacionamentos, amizades e, principalmente, o relacionamento consigo mesmo, que é fundamental. "Uma vida rica vai muito além do dinheiro que você tem na conta", ressalta a especialista em mais uma edição da coluna Viva Mais.
Entenda: