KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Mais do que um termo bonito e que está na moda, a inteligência emocional é um verdadeiro passaporte para uma vida mais equilibrada e feliz, segundo a terapeuta e psicanalista Adriana Bender. Para ela, o termo, muitas vezes usado sem significado, está presente nos exemplos mais simples do dia-a-dia e é responsável por nos guiar pelo caminho do autoconhecimento, ajudando a lidar com situações corriqueiras de forma saudável.
Conforme a especialista, nesta edição da coluna Viva Mais, um exemplo claro de uma pessoa que não tem inteligência emocional é quando ela é fechada no trânsito e aquilo causa um estresse tão grande que a pessoa é capaz de ir de 0 a 100 em questão de segundos, provocando perda de controle. Outro caso comum é quando um simples gesto ou uma mínima interação de um parceiro ou parceira com outra pessoa provoca uma crise de ciúmes que te tira do controle.
“Uma pessoa sem inteligência emocional não tem resiliência quando algo não sai da maneira que ela gostaria ou da maneira que ela planejou porque nem tudo na vida será do jeito que você imagina já que depende de outras pessoas”, esclarece Adriana.
Confira: