KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Considerado um dos minerais mais abundantes do nosso organismo, o magnésio desempenha um papel crucial na saúde dos ossos, juntamente com o cálcio e o fósforo. Mas, além do fortalecimento ósseo, ele também é um grande aliado da saúde cardiovascular, ajudando a controlar a pressão arterial, melhorar a circulação e até aliviar dores de cabeça como a enxaqueca.
E você acha que parou por aí? Negativo. De acordo com a endocrinologista Claudia Santana, o magnésio também melhora a qualidade e o padrão do sono e atua “no alívio de dores musculares e até dores articulares, podendo ter um efeito analgésico e anti-inflamatório”. Porém, mesmo com tantos benefícios, a especialista faz um alerta nesta edição da coluna Viva Mais: "você não deve sair por aí tomando magnésio". Isso porque o seu uso em excesso pode trazer vários prejuízos à saúde.
O magnésio é, sim, um nutriente rico e extremamente benéfico, mas antes de querer repor esse mineral por conta própria, é preciso fazer exames laboratoriais e se atentar a alguns sinais dados pelo corpo, esses sim podem indicar a falta de uma suplementação. Sintomas como fraqueza, fadiga, dores nas pernas, câimbras, perda de memória e alterações inexplicadas do sono podem ser significativos.
Confira: