KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
O câncer de mama deve atingir mais de 73 mil pessoas até 2025 e levar pelo menos 18 mil à morte, segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Mas, você sabia que cerca de 90% desses casos estão relacionados a maus hábitos, como má alimentação e falta de atividades físicas, e somente 10% são hereditários?
Em entrevista ao RepórterMT, a cirurgiã oncológica Mara Sanches, especialista em oncoplastia e reconstrução mamária, explica que, diferente do que muitos pensam, não ter casos de câncer na família não significa que você não tem risco de desenvolver a doença, afinal somente uma pequena parcela dos acometidos pelo câncer são por fatores hereditários. Em boa parte dos casos, os fatores de risco que realmente impactam no surgimento da doença estão relacionados aos hábitos de vida, como alimentação, consumo de drogas e álcool.
“A gente tende a pensar que se não há casos na família, eu não vou ter câncer, mas, na verdade, a grande maioria não está relacionado à história familiar. Em torno de 10% dos cânceres são relacionados à questão hereditária, questão de passar de mãe ou de pai para filho. A grande maioria vai estar relacionado aos hábitos de vida e aos fatores intrínsecos da paciente que, por algum motivo, vão desenvolver o câncer”, esclarece.
Veja vídeo:
Acompanhe a entrevista na íntegra: