facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
18 de Setembro de 2024

15 de Setembro de 2024, 17h:00 - A | A

ENTREVISTA / LONGA ESPERA

Chuvas regulares em Mato Grosso só no final de outubro, aponta meteorologista

Em entrevista ao RepórterMT, Guilherme Borges explica que essa fumaça provocada pelas queimadas só deve terminar quando as chuvas regulares começarem a cair.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



O cenário devastador de queimadas segue assolando diversas partes do país e espalhando, cada vez mais, nuvens maiores de fumaça. O problema, que parece ter surgido a partir da metade desse ano, na verdade, já vem sendo arrastado desde o segundo semestre de 2023, quando as temperaturas subiram provocando muitas ondas de calor, o que segundo Guilherme Borges, meteorologista da empresa Climatempo, teria impactado diretamente no regime de chuva nos estados.

Em entrevista ao RepórterMT, Guilherme esclarece que esse conjunto de fatores influenciou o cenário de queimadas vivido atualmente, culminando em uma ambiente extremamente inflamável. E, infelizmente, essa situação caótica só deve terminar quando as chuvas regulares começarem a cair, o que não deve acontecer por agora e, sim, somente daqui um mês.

“Eu não quero ficar odiado pelo pessoal da região Centro-Oeste, mas, infelizmente, a gente deve seguir com esse tempo mais seco, principalmente na região do Mato Grosso, de Cuiabá. A gente precisa de chuvas mais frequentes e isso só deve acontecer quando a primavera, de fato, aparecer e, quando a gente olha para os modelos meteorológicos, a gente só vê a partir da segunda quinzena de outubro essa chuva mais efetiva voltando e retornando”, explica o meteorologista.

Confira:

Assista a entrevista na íntegra:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia