facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Setembro de 2024
07 de Setembro de 2024

25 de Julho de 2024, 16h:07 - A | A

GERAL / MORTE PRECOCE

Maquiador cuiabano “perdeu a batalha para a depressão”, diz família em carta aberta

Em carta, parentes de Vinicius Walister pediram respeito e sensibilidade durante o luto da família.

DO REPÓRTERMT



A família de Vinicius Walister, conhecido como “maquiador das famosas”, publicou uma carta em que afirma que o rapaz, de 27 anos, “perdeu a batalha para a depressão”. O texto ainda pede que as pessoas tenham “respeito e sensibilidade” como o momento.

Segundo a jornalista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, o maquiador morreu após cair da janela do apartamento de um prédio no bairro Jardim Paulista, na região central de São Paulo. O episódio foi registrado na última segunda-feira (22).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Inicialmente o caso foi registrado como “suspeita” e exames toxicológicos chegaram a ser solicitados. Uma testemunha, que foi vista na janela de onde o maquiador tinha caído, chegou a dizer que tentou segurá-lo, mas não conseguiu.

LEIA MAIS - Maquiador cuiabano de 27 anos é encontrado morto em São Paulo

Na carta da família, divulgada pelo blogueiro Hugo Gloss, é relatado que Vinicius “enfrentou desafios pessoais ao longo de sua vida” e que “embora muitas vezes aparentasse ser uma pessoa alegre, lutava contra dificuldades e traumas”.

“Ele perdeu a batalha para a depressão, uma doença séria que o levou a um momento de desespero”, prossegue o texto.

A carta é encerrada com um pedido da família para que a imprensa divulgue formas de ajudar as pessoas que são acometidas pela mesma doença. (Veja mais ao final da matéria).

LEIA MAIS - Virginia faz homenagem a maquiador encontrado morto em SP

Formado em direito, escolheu sua paixão

Natural de Colíder (629 km de Cuiabá), Vinícius se graduou em Direito, mas optou por trabalhar com o que gostava desde a adolescência: a maquiagem.

Conforme o texto divulgado pela família, já aos 14 anos demonstrava “habilidade e paixão” para criar maquiagens e fotografar suas amigas. Com o tempo, de forma autodidata, desenvolveu suas próprias técnicas e ganhou destaque no meio.

A notícia da morte ganhou repercussão depois que a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, compartilhou a informação nas suas redes sociais. Ela era uma das personalidades que já foram atendidas por Vinicius.

LEIA MAIS - Polícia pede exame toxicológico em corpo de maquiador cuiabano encontrado em SP

“Vinicius não era apenas um excelente profissional, mas também uma pessoa maravilhosa, sempre gentil e atencioso”, escreveu ela em seu Instagram.

Vivendo em São Paulo há dois anos, Vinicíus foi o responsável pelas maquiagens de personalidades como Juliette, Mariana Ximenes, Ticiane Pinheiro, Alinne Moraes, Vanessa Lopes, Thais Braz e Emilly Araujo.

Procure ajuda

O CVV é uma organização de caráter filantrópico, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, com atendimento 24 horas por dia. Veja como entrar em contato:

Pelo telefone: 188 (ligação gratuita).
Pelo chat: cvv.org.br/chat/
Pelo e-mail: [email protected]
Presencialmente: Rua Comandante Costa, 296, Centro Norte, em Cuiabá.

 

Leia a íntegra da carta:

Quem foi Vinicius Walister

Vinicius Walister Guaragni, nascido em 10 de junho de 1996, em Colíder/MT, era formado em Direito, mas sua verdadeira paixão sempre foi a arte, em especial a maquiagem. Desde pequeno, Vinicius demonstrou um talento nato para a criação artística.

Ainda adolescente, após fazer um curso de fotografia, ele teve seu primeiro contato com a maquiagem, o que marcou o início de sua trajetória profissional.

Com cerca de 14 anos, já demonstrava habilidade e paixão ao criar produções de beleza e fotografia para suas amigas. Sua primeira oportunidade profissional veio ao se mudar para Cuiabá/MT, onde começou a trabalhar em um salão de beleza.

Juntamente com seu parceiro de trabalho, Cadu Colla, Vinicius construiu uma carreira de sucesso, conquistaram clientes em todo o estado e, eventualmente, se estabeleceram em São Paulo, onde trabalharam no renomado salão ROM Concept ao lado de Romeu Felipe.

Autodidata, Vinicius desenvolveu suas próprias técnicas e rapidamente se destacou no meio, atraindo uma clientela que incluía celebridades e outros profissionais renomados da área da beleza.

Doença e causa da morte

Infelizmente, Vinicius enfrentou desafios pessoais ao longo de sua vida. Embora muitas vezes aparentasse ser uma pessoa alegre, ele lutava contra dificuldades e traumas. Ele perdeu essa batalha para a depressão, uma doença séria que o levou a um momento de desespero. Vinicius faleceu em São Paulo em 22 de julho de 2024, aos 28 anos.

Seu corpo foi levado para Mato Grosso, onde foi enterrado próximo a seus familiares, amigos e todos que o amavam.

Pedido de Respeito e Apoio

Pedimos que esta matéria seja abordada com respeito e sensibilidade, destacando o legado artístico de Vinicius e o momento de luto que seus familiares e amigos estão vivendo. Solicitamos compaixão e orações, e que a cobertura inclua informações sobre a importância de se buscar ajuda para aqueles que sofrem com depressão.

Se possível, sugerimos incluir recursos de apoio e contato, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível pelo telefone 188 e pelo site cvv.org.br, que oferece suporte emocional.

Comente esta notícia