DA REDAÇÃO
Eleitores com idade a partir de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral estão sendo convidados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT) a auxiliarem na realização das Eleições 2016, atuando como mesários voluntários. Para a realização do pleito são necessários aproximadamente 25 mil colaboradores.
“O ideal é que o cidadão que deseja se voluntariar realize sua inscrição até a data do fechamento do cadastro eleitoral, dia 4 de maio", disse a presidente.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, destaca que é possível a convocação de mesários, mas o que se busca é obter a adesão espontânea e consciente de todos. Segundo ela, todo o processo eleitoral é seguro e transparente, realizado sob a fiscalização dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Mas a participação espontânea dos eleitores contribui para ampliar ainda mais o nível de confiança de todos.
A nomeação dos mesários será feita até o dia 3 de agosto pelo juiz eleitoral do respectivo município, exceto membros das mesas que serão instaladas em estabelecimentos penais e de internação. “O ideal é que o cidadão que deseja se voluntariar realize sua inscrição até a data do fechamento do cadastro eleitoral, dia 4 de maio, para que no momento da seleção, a Justiça Eleitoral já tenha todos os seus dados atualizados”, explicou Thayanne Fonseca, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vantagens
Além de poder contribuir com a democracia, o eleitor que trabalha como mesário, coordenador de local de votação ou componente de junta apuradora obtém alguns benefícios. Entre as vantagens estão dois dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral, ou seja, dois dias pelo treinamento, dois dias referentes ao dia da eleição no 1º turno e dois dias pelo 2º turno, caso haja.
O mesário também recebe auxílio alimentação no dia do pleito e uma certidão de que prestou serviço à Justiça Eleitoral. Esta certidão é aceita como critério de desempate em alguns concursos públicos e em algumas universidades como comprovante de atividade curricular complementar.
No caso de servidor público, a Lei n. 4.737/65 assegura que o cidadão que prestou serviços à Justiça Eleitoral no dia do pleito poderá utilizar este trabalho como critério de desempate em caso de promoção da carreira.
Inscrição
O interessado pode se inscrever em qualquer cartório eleitoral do município onde vota, mas a preferência é que se voluntarie na zona eleitoral onde está inscrito. No título eleitoral consta a zona eleitoral à qual o eleitor pertence.
O eleitor também pode se inscrever pelo site do TRE-MT, na aba Eleições 2016/Mesário Voluntário. Após fazer o cadastro é só aguardar o contato da Justiça Eleitoral.
Vedações
Não podem ser mesários: os eleitores menores de 18 anos; os candidatos e seu cônjuge e parentes até o segundo grau (mãe, pai, filho, filha, avô, avó, neta, irmão e irmã, mesmo por afinidade (sogro, sogra, genro, nora, cunhado e cunhada); os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva e as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.
Treinamento
O treinamento para os mesários é realizado pelo TRE-MT em formato presencial ou à distância. Nas últimas eleições, 26 mil mesários utilizaram o sistema EAD para a capacitação em todo o Brasil.
Durante o treinamento, serão abordados temas como a postura ética adequada ao trabalho do mesário, a facilitação em relação à acessibilidade dos eleitores com deficiência, biometria, entre outros. Posteriormente, todos os materiais também serão disponibilizados na internet, em hotsite desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para esse fim.