facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Junho de 2024
30 de Junho de 2024

27 de Junho de 2024, 15h:01 - A | A

OPINIÃO / LICIO ANTONIO MALHEIROS

À beira do caos

LICIO ANTONIO MALHEIROS



A vilipendiação dos valores: éticos, morais e institucionais em nosso país, vem se tornando algo recorrente e vergonhoso.

Os Três Poderes estão presentes na administração do Estado brasileiro. A tripartição do poder no Brasil foi estabelecida pela Constituição Federal de 1988.

Os poderes são: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

A tripartição do poder foi criada com o objetivo de impedir a concentração de poder e impossibilitar que o governo de uma só pessoa se transformasse em uma tirania.

No Brasil, a adoção desse modelo tem exatamente essa função, sendo que cada um dos poderes deve atuar de maneira independente, cada um fiscalizando o outro para evitar que eles excedam seus limites.

Infelizmente em nosso país, a concentração de poderes é uma realidade nua e crua.

Assim como, a atuação de forma independente dos Poderes, se tornou algo que faz parte de um passado distante.

Principalmente, quando a Suprema Corte (STF), avoca para sim tomadas de decisões de competência do Poder Legislativo (leia-se) Congresso Nacional.

Chegando ao ápice da sobreposição de poderes, quando a Suprema Corte (STF), forma maioria para descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal.

Como já era de se esperar, oito ministros foram favoráveis à descriminalização da maconha, e três foram contrários.

Votaram com Toffoli os ministros Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber (aposentada).

Votaram contrários a essa aberração, os ministros, Nunes Marques, André Mendonça e Cristiano Zanin.

Não satisfeito com o estrago que será feito nas famílias, com a descriminalização da maconha, o ministro Dias Toffoli foi além, ao afirmar, “todas as drogas, não apenas a maconha, deveriam ter seu porte descriminalizado”.

Será que o nobre ministro Dias Toffoli, não sabe dos malefícios causados pelas drogas.

Como: destruição de neurônios; diminuição da capacidade de pensar; desenvolvimento de doenças psiquiátricas como depressão ou esquizofrenia; lesão no fígado; desenvolvimento de doenças contagiosas, como AIDS ou hepatite, entre outras.

Isso, é apenas do ponto de vista da saúde, sem falar nas inúmeras famílias que infelizmente já tem um ente querido drogadicio, e com essa facilitação do uso das drogas, por certo poderão aumentar o número de usuários.

Está circulando nas redes sociais, um vídeo em que uma mãe abraçada a seu filho adulto e drogado; a mesma, implora para as pessoas, pedindo ajuda chorando para que levem seu filho a uma clínica de tratamento para drogadicios.

Ela diz “meu filho era trabalhador, responsável, um bom filho, porém hoje ele vive nas ruas, fazendo parte dos exércitos de Zumbis, resultantes do uso de drogas”.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia

desconhecido 28/06/2024

Muito triste o que esse \"poder\" está fazendo, tentando legislar !! a ideia é alienar a população !! infelizmente estamos indo para um caminho sem volta

positivo
0
negativo
0

Cuiabano 28/06/2024

Excelente artigo professor, o nosso pais esta a deriva, quem manda no pais é o STF, o congresso virou casa de mãe Joana, isso é uma vergonha.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1