VANESSA MORENO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O prefeito eleito por Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou na manhã desta segunda-feira (11) a criação de três novas secretarias em sua gestão, a partir de 2025. São elas: Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Planejamento Urbano e a Secretaria da Causa Animal.
Além das novas pastas, Abilio disse que está reformulando o conceito e a atuação de todas as secretarias existentes. “Cada uma das secretarias a gente está estudando a reformulação do seu conceito”, disse à imprensa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A atuação da secretaria municipal de Segurança Pública deverá ser focada na segurança patrimonial e na parceria com a Polícia Militar e Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Além disso, ele pretende criar a Guarda Municipal em Cuiabá, com a realização de concurso para a seleção dos profissionais.
Já na Secretaria de Planejamento Urbano, ele pretende lidar com obras, com o plano diretor e com o planejamento da mobilidade urbana. Nessa pasta, Abilio garantiu a contratação de profissionais qualificados para a execução dos serviços, bem como para a melhoria do trânsito na capital. A atual Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que cuida do trânsito hoje, segundo Abilio, passará a ficar responsável apenas pela fiscalização.
Quanto à Secretaria da Causa Animal, o prefeito eleito julgou necessária a criação devido à construção do novo Hospital Municipal Veterinário, que já está em andamento. Atualmente, o município conta com a secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável (SMADESS), mas para Abilio, a fusão dessas secretarias não significa eficiência, muito menos economia.
Abilio mencionou também a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que deverá ser desmembrada, por não ser eficiente e nem econômica.
“A adjunta da secretaria ela não é eficiente na sua função, se ela não é eficiente, ela não é econômica, ela é gastadora dos recursos, mas não consegue gerar eficiência necessária. Então a gente está mensurando o que seria eficiente, o que seria devidamente econômico”, explicou o prefeito eleito.