facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Setembro de 2024
07 de Setembro de 2024

28 de Maio de 2024, 19h:55 - A | A

PODERES / DERROTA ESPERADA

Congresso derruba veto de Lula e proíbe saidinha de presos

Todos os deputados e senadores de Mato Grosso votaram pela derrubada do veto.

DO UOL



O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (28) o veto do presidente Lula (PT) que mantinha a saída temporária, as chamadas "saidinhas", de presos em regime semiaberto. Com isso, os detentos não poderão mais sair para visitar seus familiares em datas comemorativas.

O veto foi derrubado por 366 votos a 137, com 3 abstenções. A votação ocorreu nesta noite em sessão conjunta do Congresso Nacional reunindo senadores e deputados federais. Todos os deputados e senadores de Mato Grosso votaram pela derrubada do veto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Manutenção do veto era prioridade do governo. Parlamentares ligados à base do presidente Lula chegaram a adiar a votação do veto, que ocorreria no início de maio, mas não conseguiram fechar acordo com a oposição sobre o tema.

Ministros chegaram a entrar em campo para tentar sensibilizar os parlamentares. Nos últimos dias, Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) ligou para os parlamentares e fez apelos à bancada evangélica, argumentando que as visitas a familiares eram importantes do "ponto de vista cristão". Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também entrou no corpo a corpo para tentar convencer deputados e senadores.

Apesar do esforço, o governo já esperava a derrota. Os parlamentares derrubaram os dois vetos de Lula que permitiam a saída temporária dos detentos para celebrar datas comemorativas com a família e para frequentar atividades que ajudem a retomar o convívio social. Leia a matéria completa em UOL.

Comente esta notícia