REPÓRTER MT
O prefeito eleito Abilio Bruninin (PL), a vice-prefeita Vania Rosa (Novo) e os 27 vereadores eleitos serão diplomados no dia 18 de dezembro. A cerimônia terá início às 17 horas no Teatro Zulmira Canavarros, localizado no anexo à Assembleia Legislativa (ALMT).
De acordo com a juíza eleitoral Suzana Guimarães Ribeiro, a diplomação é a confirmação dos resultados das urnas e a legitimação dos mandatos que se iniciam. A partir do ato solene é que os candidatos eleitos são formalmente autorizados pela Justiça Eleitoral a exercerem os cargos para os quais foram escolhidos pela população.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Trata-se de uma celebração da democracia do compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade pública”, destacou Suzana.
Já a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, disse que a cerimônia de diplomação reforça o compromisso com a lisura e transparência de todo o processo eleitoral. Ela aproveitou para agradecer o eleitor, os colaboradores que contribuíram com o processo eleitoral e parabenizou os eleitos. “Parabenizo ainda os candidatos eleitos, desejando-lhes sabedoria e discernimento na condução dos mandatos que agora assumem perante a sociedade", disse a presidente.
Após a diplomação, a próximo passo será a posse, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Cuiabá.