facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
17 de Setembro de 2024

09 de Setembro de 2024, 11h:00 - A | A

PODERES / BUSCANDO A REELEIÇÃO

“Queremos que Lucas do Rio Verde seja uma das cidades mais seguras do Brasil. Essa é a nossa meta e vamos levar com pulso firme”, diz Miguel Vaz

Candidato à reeleição, Miguel implementou a Guarda Civil Armada no município durante sua gestão.

DO REPÓRTER MT



O prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos), afirmou que a meta para os próximos anos é tornar Lucas do Rio Verde uma das cidades mais seguras do Brasil. Para isso, ele pretende investir ainda mais na Guarda Civil Municipal Armada (GCM) e em tecnologia, além de fortalecer a integração das forças de segurança.

“Queremos que Lucas do Rio Verde seja uma das cidades mais seguras do Brasil. Essa é a meta, e vamos seguir com pulso firme para evoluirmos, para termos uma cidade cada vez mais segura, porque uma cidade segura atrai investimentos, e investimentos trazem oportunidades, trazem empregos, coisas boas para a cidade. Se a economia é forte, o município tem condições de levar e entregar à população serviços e infraestrutura de qualidade. É por isso que investimos tanto em segurança pública, na guarda, em tecnologia e na integração das forças de segurança, e o cidadão espera que tenha tudo isso”, enfatizou Miguel Vaz.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Miguel Vaz implementou a Guarda Civil Armada em Lucas do Rio Verde. O processo de reestruturação contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual gestão, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração. Após as etapas de capacitação e treinamento em 2022, a GCM recebeu, em 2023, o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança do município. A entrega ocorreu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM atuasse de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.

O plano de governo de Miguel e Joci também tem como meta a defesa da implantação das delegacias especializadas da Mulher (DEAM) e de Roubos e Furtos (Derf), do Grupamento Raio da PM/MT e da Força Tática no município.

Nos últimos três anos e meio, a segurança pública do município foi fortalecida com várias obras e aquisições, somando um investimento de mais de R$ 36 milhões, entre recursos próprios, convênios e emendas parlamentares. Entre elas, destacam-se a construção do prédio do Batalhão da Polícia Militar, da sede da Guarda Civil Municipal, da base do Corpo de Bombeiros e da Cavalaria da PM, em andamento. Foram implantados 150 km de fibra óptica e 400 câmeras de videomonitoramento em parceria com o Vigia Mais, além de 14 mil lâmpadas de LED pelo MT Mais Iluminado. A GCM foi treinada em Cotia (SP) e houve a aquisição de armas, munição e Jornada Extraordinária para PM, PJC, Bombeiros e Polícia Penal. Também foram repassados recursos ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para investimentos e compra de 15 cavalos BH para a Cavalaria.

Comente esta notícia