facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

01 de Janeiro de 2023, 09h:54 - A | A

PODERES / EM BRASÍLIA

Sob forte esquema de segurança, Lula e Alckmin tomam posse neste domingo

Lula também vai dar posse a 37 ministros, segundo maior staff desde a redemocratização

DO R7



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será empossado presidente da República neste domingo (1º), em Brasília. A cerimônia está prevista para começar às 13h30 (no horário de MT), com desfile pela Esplanada dos Ministérios. O evento será marcado por um forte esquema de segurança, que terá a atuação da Força Nacional e das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

O primeiro ato da posse será o tradicional desfile presidencial da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional. Lula deve definir apenas no horário de início da cerimônia se fará o trajeto em carro aberto. Ele foi aconselhado nas últimas semanas a não se expor em razão dos recentes episódios de violência registrados na capital federal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Lula estará acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e de Lu Alckmin, esposa de Geraldo. O desfile pela Esplanada deve durar cerca de 10 minutos.

Quando chegarem ao Congresso, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que levarão os dois até o plenário da Câmara para a cerimônia de posse constitucional. Esse evento deve começar às 15h.

No Congresso, Lula e Alckmin prestarão o compromisso constitucional de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Além disso, os dois assinarão o termo de posse.

Ainda dentro do plenário da Câmara, Lula fará o primeiro pronunciamento como presidente empossado. Pacheco discursará logo depois e a sessão será encerrada. Na sequência, Lula e Alckmin seguem para a área externa do Congresso, onde receberão honras militares.

Após a solenidade no parlamento, Lula e Alckmin seguem de carro para o Palácio do Planalto, onde devem chegar por volta das 16h30. Eles subirão a rampa e Lula deve receber a faixa presidencial, que neste ano não será entregue pelo presidente que deixa o cargo, Jair Bolsonaro (PL), que deixou o Brasil e foi para os Estados Unidos.

Com a faixa presidencial, Lula segue ao parlatório para discursar ao público presente na Praça dos Três Poderes e, depois, se dirige para o interior do Palácio do Planalto para cumprimentar chefes de Estado e autoridades estrangeiras de alto nível.

A cerimônia termina com a posse dos ministros que farão parte da gestão do petista.

O governo de Lula terá 37 ministérios, o segundo maior número de pastas desde a redemocratização, em 1985. O número só é menor do que o registrado no segundo governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que teve 39 pastas.

Comente esta notícia