DAFFINY DELGADO
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O União Brasil oficializou em convenção partidária, realizada na noite desta segunda-feira (05) no Ginásio Aecim Tocantins, o nome do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União) na disputa pelo comando da Prefeitura de Cuiabá nas eleições deste ano. Ele terá como vice o médico Marcelo Sandrin (Republicanos).
Em seu discurso, Botelho classificou sua candidatura como a “campanha da verdade, da mudança, da transformação e da saúde”. Entre as promessas elencadas por ele estão a retomada do título de Cidade Verde para Cuiabá, tornar a Capital o verdadeiro centro do agronegócio e asfaltar o município em sua totalidade.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Nós vamos fazer Cuiabá voltar a ser Cidade Verde. Vamos fazer Cuiabá ser a verdadeira Capital do Estado, a Capital do agronegócio. [...] Asfaltar Cuiabá 100%, o governador concordou, os deputados estão juntos comigo nessa proposta. Voltar a arborizar Cuiabá, nós já estamos trabalhando nisso”, garantiu o pré-candidato.
O governador Mauro Mendes discursou na convenção sobre a missão da candidatura, que é “recuperar Cuiabá”. “Fazer com que Cuiabá volte a brilhar como ela sempre brilhou e Mato Grosso inteiro volte a ter orgulho da nossa capital”, disse o chefe do poder Executivo instantes antes de iniciar um Pai Nosso.
“Você, ao lado de todos aqueles que você escolher, terão a grande missão de resgatar Cuiabá, fazer uma mudança do bem, fazer a saúde voltar a funcionar, as nossas escolas, tirar Cuiabá do buraco”, acrescentou o governador.
Bastante emocionada com a candidatura do esposo, com quem compartilha a vida há mais de 33 anos, Sonia Botelho também discursou e disse que pretende atingir as expectativas do povo cuiabano, caso Botelho seja eleito. “Eu preparei um discurso, mas eu não estava preparada pra tanta gente. É muito lindo. Eu tenho certeza que a cobrança e a responsabilidade é muito maior, e eu to feliz, eu espero sinceramente que nós possamos atingir as expectativas de todos vocês. Muito obrigada pelo carinho”.
Além do União Brasil, o arco de alianças é formado pelos seguintes partidos: Republicanos, PP, PSB, Federação PSDB-Cidadania, PMB, Solidariedade, Podemos e Progressistas.
A cerimônia de oficialização da candidatura de Botelho também contou com a presença do senador Jayme Campos (União), dos deputados estaduais Júlio Campos (União), Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), do deputado federal Coronel Assis (União)
A escolha dos nomes
Em fevereiro, o presidente estadual do partido, governador Mauro Mendes (União), anunciou o nome do parlamentar para a disputa. Botelho concorreu à vaga com o secretário-chefe da Casa Civil, deputado federal Fábio Garcia, que posteriormente se tornou coordenador da campanha de Botelho.
O governador nunca escondeu a "simpatia" pela pré-candidatura de Fabio Garcia. No entanto, acabou escolhendo Botelho após ouvir lideranças da legenda e aliados.
Leia mais - Marcelo Sandrin é anunciado como vice na chapa de Botelho
Já a escolha de seu vice, o médico Marcelo Sandri, aconteceu somente na semana passada. Ele terá o objetivo de auxiliar o parlamentar, se eleitos, em resolver o problema enfrentado pela Saúde Pública da Capital. Vale lembrar que a pasta, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foi alvo de várias operações policiais que apurou esquema de corrupção e desvios de recurso público.
Líder nas pesquisas
Desde o ano passado, Botelho tem liderados as pesquisas pré-eleitorais na Capital. Nesta segunda-feira, foi divulgado uma nova rodada do Instituto Percent Brasil, onde o pré-candidato aparece com 33,8% das intenções de voto.
A segunda posição no levantamento ficou com o deputado federal Abílio Brunini (PL), que é seguido por Lúdio Cabral (PT).
A pesquisa do instituto Percent Brasil foi realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto de 2024. Foram ouvidos 1.200 eleitores presencialmente em bairros da zona urbana e rural da Capital.
A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número MT-09236/2024.