KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Com a eleição para prefeito de Cuiabá ganha pelo deputado federal Abilio Brunini (PL), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), praticamente vence a “queda de braço” com o ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSB). Isso porque os políticos estavam em lados opostos nesta eleição e, muito provavelmente, se enfrentarão na vaga para o Senado Federal em 2026.
O resultado positivo de Abilio demonstra vitória também de Mauro, que declarou apoio ao bolsonarista no segundo turno das eleições municipais, ocorridas neste domingo (27). Diferente desse cenário, a perda do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que era candidato à prefeitura, reflete não só a insatisfação da população cuiabana com o PT, mas também a derrota de Fávaro, apoiador do petista.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Cuiabá segue antipetista e elege Abilio Brunini para prefeito
Além de representar um cansaço da população com o Partido dos Trabalhadores, a vitória de Abilio ainda demonstra um fortalecimento do governador para a eleição no senado, que acontece em outubro de 2026. Mauro não confirmou se de fato vai concorrer ao cargo, mas seu nome já vem sendo ventilado nos bastidores da política e, se caso for para a disputa, ele enfrentará Fávaro, com quem ele tecnicamente já disputou as eleições para prefeito de Cuiabá.
Leia mais - Carvalho: Mauro Mendes é candidato ao Senado, não existe outra possibilidade
Resultado
Em menos de 30 minutos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou o resultado para o novo prefeito da Capital. Abilio Brunini derrotou Lúdio Cabral com mais de 171 mil votos, o que representa 53,80%. O petista ficou com 46,20% do eleitorado cuiabano, ou seja, pouco mais de 147 mil votos.