facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

26 de Setembro de 2013, 18h:11 - A | A

POLÍTICA / APOSENTADORIA

Com câncer, deputado Homero Pereira se despede da vida política

O parlamentar do PSD já havia se licenciado no início do ano para tratamento de um tumor no estômago, renovando a licença em duas ocasiões. Depois de uma consulta à equipe médica que o atende em São Paulo, houve consenso de que o afastamento seria recome

DA REDAÇÃO



“Força e foco na recuperação da saúde, com apoio da família, dos amigos e muita fé”. Estas são as prioridades anunciadas hoje pelo deputado federal Homero Pereira (PSD/MT), que se aposentou da Câmara Federal na semana passada para se dedicar ao tratamento de saúde que vem realizando há alguns meses.

“Lutei muito para evitar essa drástica decisão, mas continuar seria um erro tanto para minha saúde quanto para os interesses do Estado, que já tem uma bancada bem reduzida. Consciente das limitações físicas, preferi encerrar a carreira política e abrir espaço para que outro parlamentar possa continuar defendendo os interesses de Mato Grosso”, explicou Homero durante entrevista coletiva.

O parlamentar do PSD já havia se licenciado no início do ano para tratamento de um tumor no estômago, renovando a licença em duas ocasiões. Depois de uma consulta à equipe médica que o atende em São Paulo, houve consenso de que o afastamento seria recomendável considerando a necessidade de se dedicar integralmente ao tratamento.

“Esta entrevista encerra meu ciclo como político e venho a público comunicar esta decisão a toda a sociedade mato-grossense e aos mais de 100 mil eleitores que me conduziram duas vezes Câmara dos Deputados e aos quais procurei representar da melhor maneira possível. A maior lição que tiro deste momento é a certeza de que o homem é limitado, um grão no universo, e por maiores que sejam os nossos projetos eles sempre dependem da nossa saúde e da providência divina. Agora meu grande projeto é lutar pela vida e recuperar a saúde, contando com o apoio da família, dos amigos e das correntes de oração que estão me ajudando muito”, disse o deputado.

A aprovação do Código Florestal foi apontada pelo deputado como grande legado de sua atuação no Congresso Nacional. O novo marco regulatório, construído com a participação decisiva do parlamentar, permitirá a exploração sustentável dos recursos florestais, conciliando produção e preservação ambiental.

A presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, que Homero exerceu nos últimos anos e deixou dias atrás, foi o reconhecimento nacional da liderança e atuação decisiva do deputado mato-grossense em defesa do agronegócio brasileiro. Ele liderou a maior frente parlamentar do país, formada por 241 deputados e 30 senadores.

GRANDE LÍDER

O deputado José Riva lamentou o encerramento precoce da carreira política de Homero, mas destacou que nada é mais importante que a recuperação da saúde. “O ser humano está em primeiro lugar. Lamento, não como só como amigo e líder partidário, mas como brasileiro. O Brasil perde o grande líder do agronegócio, Mato Grosso perde um parlamentar comprometido com os interesses da população e que deixa um legado de eficiência e conquistas marcantes”, sintetizou Riva.

Homero Pereira agradeceu o apoio que sempre recebeu do partido que ajudou a construir em Mato Grosso. “Se existe um partido em que me senti muito bem, esse partido é o PSD. Sempre tive o apoio das bases e das lideranças e se puder, continuarei contribuindo de alguma forma com o fortalecimento da sigla que tão bem me acolheu”, disse.

Ele lembrou um episódio curioso do início de sua carreira política, quando conquistou a primeira eleição (1990) como deputado estadual. “Eu e Riva empatamos com exatos 3.103 votos e ganhei a vaga por ser o mais velho. Depois, em 94, Riva foi eleito e nunca mais saiu da Assembléia”, brincou.

Homero foi secretário de Estado de Agricultura, presidente da Famato e superintendente da Conab, além dos três mandatos como deputado estadual e federal.

Questionado sobre quem poderia continuar o trabalho em defesa do agronegócio, Homero apontou o deputado José Domingos (PSD), que é agrônomo, cumpriu três mandatos como prefeito do município de Sorriso (maior produtor de soja do país) e já tem liderança suficiente para esta missão.

 

Comente esta notícia