André Michells
da redação
O deputado cassado e reeleito José Riva (PP) disse, hoje (27) que não tem qualquer interesse em disputar a presidência da Assembléia Legislativa novamente e que esta foi sua última eleição para deputado estadual."Sou contra perpetuação de poder, esta foi minha última eleição para estadual".
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Tribuna do Ouvinte, da Rádio Cultura AM, de Cuiabá. “O momento não é oportuno para a discussão, o que há até agora é especulação da mídia, que já “elegeu” a nova Mesa, em momento algum coloquei meu nome na disputa”, disse. Ele alega que os deputados eleitos ainda nem foram diplomados e que, portanto, não seria de bom tom. Riva disse ainda que está pensando na possibilidade de, sequer, ser membro da Mesa.
Riva informou que vai conversar com os deputados Sérgio Ricardo (PR) e Mauro Savi (PR) - atual presidente -, que manifestaram interesse em disputar a presidência do Legislativo e pedir uma reunião institucional para o próximo mês, com os 24 deputados eleitos. “Tem que haver uma discussão ampla sobre isso e sobre a próxima legislatura”, já que nove dos eleitos são novatos. A diplomação dos eleitos, que acontece em dezembro.
Ainda durante o programa o parlamentar reclamou do que chama de “perseguição” por parte de adversários que o temem e o invejam. Riva foi novamente o mais votado para deputado estadual, com 93.594 votos para seu 5º mandato consecutivo. Nos últimos quatro mandatos, Riva sempre alternou os cargos de presidente e 1º secretário.
"Uma coisa é certa: não disputo mais o cargo de deputado estadual, encerrei um ciclo, cumpri minha missão. Caso não consiga viabilizar nenhum projeto, volto para a iniciativa privada. Tenho a visão, que é preciso abrir espaço para novas lideranças, sou contra a perpetuação no Poder", disse.
Riva teve seu mandato cassado pelo TER-MT, acusado de comprar votos em 2006, em Santo Antonio do Leverger. Riva nega o fato e recorre da decisão no TSE.