FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) detonou o Governo Lula após o anúncio da suspensão do Plano Safra. A parlamentar alertou, nessa sexta-feira (21), que a medida impactará diretamente no preço dos alimentos, que deve subir nos próximos dias, e a picanha ficará cada vez mais longe do prato dos brasileiros.
O Plano Safra é um programa de financiamento da produção agrícola pelo Governo Federal para a aquisição de máquinas e insumos necessários para a produção no principal setor da economia nacional.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais: Lula suspende o Plano Safra; produtores alertam para risco de fome aumentar
A justificativa para a suspensão foi a falta de recursos no orçamento para custear a equalização da taxa de juros. A única linha de crédito que não deverá ser afetada é o que atende aos produtores da Agricultura Familiar.
“O Governo está admitindo que não vai bem economicamente, aliás o país não vai bem economicamente”, disse Janaina em um vídeo publicado nas redes sociais.
“Apesar de terem retirado a Agricultura Familiar, os médios produtores aqui e alguns pequenos também, que não são da Agricultura Familiar, eles vão acabar pressionando o aumento da inflação, até porque a falta de acesso de crédito, gera também uma pressão inflacionária grande, porque reduz a produção brasileira”, completou.
A deputada ressalta que a suspensão do Plano Safra vai encarecer ainda mais os alimentos.
“Isso vai impactar no preço da carne, no preço do ovo, isso impacta no preço da galinha [...] O ovo está subindo 40% no Brasil e a picanha nem precisa falar né?! Vai ficando cada vez mais longe da mesa do povo brasileiro”, concluiu.
Veja o vídeo
Neto 22/02/2025
TODO MUNDO BAIXANDO O CACETE EM LULA, POR UMA COISA QUE O CONGRESSO NAO FEZ..... 2026 É AGORA...KKKKKKKKKKK
Nunes 22/02/2025
Fico indignado essa senhora e os outros fazendo politicagem sem saber o real motivo. Cobre o congresso que está lá par a votação.. em 2022 vc ficou indignada também com a suspensão do inelegível agora quase preso.
Salas 22/02/2025
Creio que se tem que discutir deputada, é por qual motivo a suspensão. Fora disto, a senhora vai ficar no discurso, e a maior parte da população, continuará sem entender. Fica a dica. Criticar sim, mas explicando detalhadamente os motivos e inclusive, apresentando soluções.
3 comentários