APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), disse que os ovos estão caros no Brasil por causa da onda de calor que atinge parte do país, de clima tropical, nas últimas semanas. A declaração foi criticada nas redes sociais porque vem em um momento de alta de preços dos alimentos, especialmente o ovo que se tornou o novo símbolo da inflação. Para o ministro, pesa ainda o fato de uma crise sanitária estar sendo vivenciada nos Estados Unidos, onde foi registrada gripe aviária.
“Primeiro, o aumento do calor excessivo nesses dias nas regiões produtoras. Parece brincadeira isso, mas até as galinhas sofrem com esse calor. Comem menos, produzem menos. Pode checar isso. Então há uma retração na produção de ovos, temporária, são alguns dias de calor. Esse é um fator. Segundo, é a crise sanitária, principalmente nesse momento nos Estados Unidos, tivemos no ano passado o Japão, Chile, vários países do mundo, de gripe aviária”, disse o ministro em declaração à imprensa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O ovo, uma das proteínas mais acessíveis para muitas famílias, teve um salto expressivo no preço, chegando a subir 40% em apenas uma semana. A proteína também se tornou símbolo de nova crise do governo Lula, que prometia que o povo voltaria a comer picanha.
Diante da crise o presidente Lula chegou a fazer piada e sugeriu a dieta da substituição. A solução, totalmente fora da realidade, apresentada por ele foi de trocar o ovo de galinha por ovo de pata ou de ema. Ao longo do seu governo ele já sugeriu também trocar a picanha por abóbora, a laranja por outra fruta e os alimentos mais caros por salada e até não comprar se estiver caro.
Ainda nesta semana o presidente Lula disse que o alto preço dos alimentos no Brasil é culpa dos Estados Unidos e outros países que aumentaram a demanda por exportações de produtos brasileiros.
Quanto ao preço do ovo, o economista Vivaldo Lopes ressalta que é preciso considerar que alta também pode se dar por maior procura pelo ovo, já que o preço da carne disparou e o ovo passa a ser uma alternativa mais barata de proteína.
Leia mais: Lula culpa EUA por aumento do ovo e diz que povo vai comer picanha; veja vídeo
Outro fator que afeta o preço do produto, conforme o economista, é o aumento do preço da soja e do milho, que são usados na alimentação desses animais. “A soma disso tudo está fazendo o preço explodir”, explicou.
Vale lembrar que a tendência é que o preço do ovo continue a subir já que o país vai iniciar em breve o período de quaresma, complicando ainda mais a crise econômica do brasileiro.
Wilma Comim 22/02/2025
Todos que nasceram e viveram na zona rural, sabem dicor e salteado, que próximo e durante a quaresma, as galinhas botam menos.
1 comentários