FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT
A Câmara Municipal aprovou em primeira votação, durante sessão nesta quinta-feira (21), o aumento no número de vereadores da Capital, que sobe de 25 para 27 parlamentares. A medida valerá a partir da legislatura que se inicia em 2025.
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica foi aprovada com 20 favoráveis e 2 votos contra, dos vereadores Adevair Cabral e Luis Fernando. Em até dez dias, será feita a segunda votação da proposta.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O aumento no número de vagas é necessário após o Censo do IBGE constatar que Cuiabá teve um crescimento populacional, chegando a 650.912 moradores. A legislação estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores, o que foi referendado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: Projeto que cria mais 2 vagas na Câmara de Cuiabá deve ir à votação na próxima semana
No começo da semana, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), apresentou um estudo aos colegas de Parlamento, sobre o impacto econômico que a medida iria trazer à Casa de Leis.
De acordo com a proposta, o aumento no número de vereadores não acarretará aumento do duodécimo, pois esse é calculado de acordo com o somatório da receita tributária.
“Ademais conforme estudos realizados pela Secretaria de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Cuiabá, o orçamento atual suportará o incremento da despesa gerada pelo aumento do número de vereadores, com uma adequação dos gastos”, diz trecho da Emenda.
Saiba mais
Em 2011, a Câmara Municipal de Cuiabá contava com 19 vereadores. Naquele ano, em cumprimento à Constituição Federal, foi aprovada a criação de seis novas vagas que foram preenchidas na eleição de 2012.
muitolouco 21/09/2023
Simplesmente ridicula essa aprovação de mais duas vagas na camara, já que os 25 atuais nada fazem, imagine agora com 27 morcegos nas costas do povo, comendo, bebendo, dormindo, passeando, sem terem compromisso com nada, bom demais né compadre?
1 comentários