facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024

18 de Outubro de 2024, 17h:33 - A | A

PODERES / DISPUTA EM CUIABÁ

Analista político: Apoio de Mauro Mendes é notável, mas história de vida do candidato está pesando

Para Igor Taques, eleitor está preocupado com trajetória pessoal do candidato, independente de quem esteja ao seu lado no palanque.

DO REPÓRTERMT



O eleitor não está preocupado com quem está apoiando quem no segundo turno da eleição de 2024, mas leva em consideração a trajetória pública dos nomes que disputam a Prefeitura de Cuiabá. Essa é a leitura do analista político Igor Taques.

Essa particularidade torna a disputa eleitoral deste ano diferente de todas as outras já registradas anteriormente. Na visão de Taques, isso é que fez o apoio do governador Mauro Mendes (União) não ter tido a influência esperada sobre o eleitor, mesmo ele tendo vencido a eleição de 2022 no primeiro turno com mais de 70% dos votos e continuar sendo uma das figuras mais populares na Capital.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No primeiro turno, Mauro apoiou Eduardo Botelho (União), que ficou em terceiro lugar, portanto de fora do segundo turno que é disputado pelo deputado federal Abilio Brunini e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

“Um aspecto fundamental que me chamou atenção é que, desta vez, o foco não está na gestão do governo do estado, embora a influência do governador Mauro Mendes seja notável. O que realmente está em jogo são os candidatos e suas histórias de vida. O eleitor, de forma cada vez mais independente, está tomando decisões com base em quem irá comandar Cuiabá pelos próximos anos, e não apenas em quem recebe o apoio de figuras de destaque”, destacou.

Para o analista o capital político de Mauro Mendes é indiscutível e captado por todas as pesquisas realizadas na região, independente da metodologia adotada. Mas essa não é uma eleição sobre a popularidade do governador.

“Mauro tem um histórico sólido e indiscutível de realizações em Cuiabá e em todo o estado de Mato Grosso, o que lhe garante uma forte base de apoio, mas essa eleição não é sobre sua gestão. Em vez disso, é sobre os candidatos que estão competindo pela prefeitura, suas trajetórias pessoais e o que podem oferecer à cidade”, comentou.

Na análise, Igor ainda lembrou que o cuiabano sabe o que Mauro Mendes faz pela cidade.

“Essa eleição, em particular, não é sobre Mauro Mendes e sua gestão, é sobre os candidatos que estão concorrendo: Lúdio e Abilio”, ponderou.

O segundo turno das eleições será realizado no próximo dia 27.

Comente esta notícia